Barcos

As competições internacionais de remo são divididas em oito classes de barcos, segundo o número de integrantes e de remos por atleta. Seis delas compõem o programa dos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos

Nos barcos de “palamenta dupla” (também chamados de scull) – com um (Single Skiff), dois (Double Skiff) ou quatro remadores (Four Skiff) – , cada atleta usa dois remos de aproximadamente 3 metros, em geral feitos de fibra de carbono. No Single e no Double a direção é alterada pela força da remada para um ou outro lado do barco, enquanto o Four Skiff tem um leme acionado pelos pés de um dos remadores.

  Palamenta Dupla  

1x1x Single Skiff 

2x2x Double Skiff

4x4x Four Skiff

Nos barcos de “palamenta simples”, cada remador usa um remo de 3,8 metros (“remo de ponta”), dividindo-se entre bombordo (lado direito do remador) e boreste (lado esquerdo). Todos os barcos têm leme, que pode ser controlado por um dos remadores ou pelo timoneiro, cuja presença é obrigatória apena no Oito Com, sendo distintiva dos barcos com dois e quatro remadores: Dois Com, Dois Sem, Quatro Com, Quatro Sem.

Palamenta Simples

2- 2- Dois Sem

2+2+ Dois Com

4-4- Quatro Sem

4+4+ Quatro Com

8+8+ Oito Com

Longos e estreitos, para diminuir o atrito com a água e ganhar velocidade, os barcos são também instáveis, exigindo habilidade dos atletas para manter o equilíbrio e a direção. Os remadores ficam sempre de costas para a proa do barco (a direção em que ele se desloca), sentados em um banco móvel (carrinho) e com os pés fixos no finca-pés, permitindo que as pernas sejam flexionadas.

O movimento do barco é resultado da ação combinada de pernas, tronco e braços do remador, que aplica força em uma extremidade do remo enquanto a outra mergulha na água, obtendo efeito de alavanca graças à braçadeira que prende o remo ao barco. A ação é concluída com a retirada do remo da água e a volta à posição inicial, em ritmo compassado (voga), que pode ultrapassar as 40 remadas por minuto.

Além do tipo de barco, os atletas são separados em categorias por idade – Júnior, até 18 anos; Sub-23, até 23 anos; Sênior, sem limite. As duas últimas são divididas por peso: Leve e Aberta. Nas provas individuais de Peso-Leve, o limite é de 59 kg no Feminino e 72,5 kg no Masculino, e a média do barco nas provas coletivas não pode superar 57 kg, entre as mulheres, e 70 kg entre os homens.

As competições de para-remo são divididas em classes segundo a capacidade motora dos atletas. Cada classe disputa os Jogos Paralímpicos usando um tipo de barco, com adaptações ou não em relação ao remo convencional, em percursos de 1.000 metros, metade da distância das provas Olímpicas e de categorias internacionais.

© Remo em Voga ®
Anúncios

2 respostas para Barcos

  1. Cláudio Mota disse:

    paralimpico vc nao sabe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s