A delegação brasileira de remo se despediu das Olimpíadas de Londres com duas vitórias em finais C e D e um drama fora d’água. Classificada para disputar do 13º ao 18º lugar no Single Skiff feminino, Kissya Cataldo nem entrou no barco este sábado. A atleta teve resultado adverso em exame antidoping feito no Brasil pela Federação Internacional de Remo, em 12 de julho, e foi suspensa preventivamente pela Confederação Brasileira de Remo.
Na despedida de sua terceira Olimpíada, Fabiana Beltrame venceu a Final C no Double Skiff Peso Leve feminino com a parceira com Luana Bartholo, em 7m41s43. A dupla ficou com o 13º lugar na classificação geral, a melhor posição de Fabiana, que fora 14º nos Jogos de Atenas-2004 e 19º em Pequim-2008, em ambos no Single Skiff.
Primeiro remador brasileiro a disputar quatro Olimpíadas, Anderson Nocetti despediu-se da raia de Eton na sexta-feira com vitória na Final D (7m25s03), terminando em 19º na classificação final – ficara em 13º em Atenas-2004 e 14º em Sydney-2000 e Pequim-2008.
A última vez em que um barco brasileiro chegou a uma Final A foi na Olimpíada de Los Angeles, em 1984, quando Ângelo Rosso Neto, Walter Hime e Nilton Araújo terminaram em quarto lugar na prova do Dois Com.
As provas em Eton terminaram neste sábado, com os anfitriões britânicos em primeiro lugar no quadro de medalhas do remo, com 4 ouros, 2 pratas e 3 bronzes. Em segundo ficou a Nova Zelândia, com 3 ouros e 2 bronzes, à frente da Alemanha, com 2 ouros e uma prata.
Confira aqui todas as medalhas do remo nas Olimpíadas de Londres.