A primeira etapa da Copa do Mundo destronou quatro campeões mundiais no fim de semana passado, em Sydney, na Austrália. No Single Skiff Feminino, a australiana Kim Crow dominou a raia toda e foi superada apenas na última remada pela bolinha de proa do barco de Emma Twigg, da Nova Zelândia, numa prova com as três medalhistas do último Mundial.
No Double Skiff Feminino, as anfitriãs Olympia Aldersey e Sally Kehoe resistiram ao ataque das campeãs mundiais Donata Vistartaite e Milda Valciukaite, da Lituânia, e conquistaram o ouro. Outros dois barcos australianos superaram os campeões do último Mundial: o Quatro Sem, à frente dos holandeses, e o Four Skiff Feminino, que derrotou as alemãs.
Os donos da casa medalharam em nove das 12 finais, com seis ouros, duas pratas e um bronze, e venceram a etapa com 72 pontos, quase o dobro da Nova Zelândia, em segundo com 37 (dois ouros, duas pratas e um bronze). A China ficou apenas um ponto atrás (três pratas e três bronzes), à frente da Holanda, com 28 pontos (dois ouros e duas pratas) e da Lituânia, com 20 (um ouro e uma prata).
As chinesas monopolizaram o pódio do Single Skiff Peso-Leve Feminino, prova vencida pela brasileira Fabiana Beltrame na última etapa do ano passado, na Suíça, e que não conta pontos para a Copa do Mundo. A próxima etapa será de 20 a 22 de junho, em Aiguebelette, na França. A CBR ainda não definiu que barcos do Brasil irão participar.
Assista aos vídeos das provas da I Etapa da Copa do Mundo
