Botafogo ganha 5ª Regata e fica perto do bicampeonato

Nem a chuva impediu a festa alvinegra na Lagoa (Foto: Remo em Voga)

Nem a chuva impediu a festa alvinegra na Lagoa
(Foto: Remo em Voga)

“O Bota vai ser bi”! O grito dos atletas alvinegros após a 5ª Regata do Campeonato Estadual de Remo do Rio de Janeiro está bem perto de se concretizar. Com a vitória este domingo na Lagoa Rodrigo de Freitas, o Botafogo ampliou de 45 para 64 pontos sua vantagem sobre o Flamengo, a uma etapa do fim da competição, marcada para 19 de outubro.

Com 10 vitórias em 15 provas sob chuva, 11 delas disputadas apenas contra o rubro-negro, o Botafogo conquistou a regata com 202 pontos, contra 171 do rival. Sem o Vasco, que estava inscrito mas não disputou a primeira prova, o duelo entre os dois últimos campeões estaduais começou com vitória alvinegra no Single Skiff Sub-23ico-camera3, com Guilherme Ricardo Gomes.

O Flamengo igualou a pontuação ao vencer o Double Skiff Aberta Masculinoico-camera3, e assumiu a ponta com a vitória de Beatriz Cardoso no Single Skiff Sub-23 Femininoico-camera3. O rubro-negro manteve-se à frente apesar do segundo lugar no Single Skiff Infantil Masculinoico-camera3, vencido pelo Botafogo, na primeira prova do dia sem pontuação dobrada, e contando apenas para a regata.

O alvinegro retomou a liderança com dois triunfos em provas de categorias FISA: no Dois Sem Júnior Aico-camera3 e no Quatro Sem Peso-Leveico-camera3, ambos no masculino. Mas a dobradinha do Flamengo no Double Skiff Júnior A Femininoico-camera3 eliminou a diferença e empatou a regata em 102 pontos, na metade do programa.

Com uma ajudinha do Vasco, que superou o Flamengo e ficou em segundo no Double Skiff Sub-23ico-camera3, o Botafogo abriu 20 pontos de vantagem, com vitórias também no Single Skiff Júnior Bico-camera3 e na Yolete 4x Infantil Femininoico-camera3. O domínio dos dois líderes do campeonato só foi quebrado na 11ª prova, com dobradinha da Escola Naval no Quatro Com Aspiranteico-camera3

Com participação de Fabiana Beltrame no barco vencedor, o Flamengo também ganhou ouro e prata no Four Skiff Peso-Leve Femininoico-camera3, reduzindo a diferença para sete pontos, a três provas do fim. A desclassificação dos dois barcos do Vasco, que venceram o Quatro Sem Másterico-camera3 com Botafogo em terceiro e Flamengo em quarto, deu aos alvinegros a primeira posição e ampliou para 11 a vantagem que seria de oito pontos.

Para não deixar dúvidas, o Botafogo garantiu o título da regata por antecipação, com nova dobradinha no Four Skiff Masculinoico-camera3, e aumentou a vantagem no campeonato com vitória também no Oito Com Júnior Aico-camera3. Com o resultado, o alvinegro chegou a 656 pontos na temporada, contra 592 do Flamengo, 169 do Vasco, 47 da Escola Naval, 16 do Loureiro , cinco do Rema Campos, e quatro do Guanabara e do Piraquê, que pontuou pela primeira vez este domingo, no Máster.

Na premiação da última prova, em novo protesto pelo legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para o remo, o presidente da FRERJ, Paulo Carvalho, voltou a criticar “os desmandos que a permissionária do espaço público está fazendo com nosso esporte”, reivindicando, entre outras coisas, a recolocação do letreiro que identifica o Estádio de Remo no alto da arquibancada principal.

Rivais dentro d’água, os líderes do Campeonato Estadual vão dividir o transporte de seus atletas para a disputa do Campeonato Brasileiro Sênior, a partir de quinta-feira, na raia da USP, em São Paulo. Principais candidatos ao título, o campeão e o vice do ano passado seguem de ônibus nesta segunda-feira à noite, com saída do Estádio de Remo da Lagoa.

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Estadual e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s