A primeira das cinco etapas da Taça São Paulo abre a temporada de competições estaduais de remo este sábado, na Raia da USP, a partir das 8h30. Estão previstas sete provas masculinas e três femininas, em barcos Single Skiff (1x), Double Skiff (2x), Dois Sem (2-), Canoe e Yole a 4, nas categorias infantil, estreante, júnior, aberta, máster e para-remo, em distâncias de 250, 500 e 1.000 metros.
Atual campeão, o Paulistano busca manter a hegemonia de 2014, quando faturou também o título do Campeonato Paulista, cujo início está marcado para 28 de março. Vice-campeão da Taça SP ano passado, o Corinthians começou 2015 com dois vencedores na Regata 4k, disputada no último dia 7, no mesmo local. No masculino, Gabriel Morais completou os quatro quilômetros da prova em 15m52, e Diana Godoy ganhou entre as mulheres, em 19m08.
Março terá também o início dos campeonatos estaduais no Rio de Janeiro (22), em Pernambuco e no Pará (ambos dia 29), além da 2ª Copa Curitiba (22), no Paraná, e da Regata dos Fundadores (28) em Porto Alegre, onde a Copa RS estreia apenas dia 11 de abril – mês em que começam também as competições no Espírito Santo, na Bahia e em Brasília (a Federação de Santa Catarina ainda não divulgou seu calendário).
O mês começa com o Mundial Indoor (Crash-B), nos Estados Unidos, este domingo, com a participação de três para-remadores brasileiros: Michel Pessanha (Flamengo), Erik Lima (Sport) e Renê Pereira (ARS). Eles tentarão repetir o feito de Josiane Lima em 2014, quando a catarinense conquistou seu terceiro título na competição.
Também em março, os melhores atletas do país se reúnem no Rio de Janeiro entre os dias 11 e 15, para a Seletiva Nacional e o Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos (1x e 2-). Daí sairão os convocados para representar o país em competições internacionais, como os Mundiais das categorias, etapas da Copa do Mundo, Jogos Pan-Americanos e Campeonato Sul-Americano. Prepara!
Confira as datas das competições estaduais na Agenda 2015.
