Foram sete baterias no primeiro dia do Campeonato Brasieiro de Remo Aberto, nas categorias Sênior e Peso Leve. Para os atletas que entraram na raia olímpica da Lagoa Rodrigo de Freitas para disputas no Single Skiff Masculino, o objetivo era mais do que garantir uma vaga na Final A deste sábado. O técnico chefe da seleção brasileira de remo, o francês José Oyarzabal, estava à beira da Lagoa, com dois cronômetros na mão e olhos atentos para os barcos passando. A competição termina domingo, com Finais a partir das 9:00.
“Não faremos convocação para os Jogos Pan-Americanos com base nos resultados do Brasileiro diretamente, mas a competição é importante para acompanhar a evolução técnica e física de alguns remadores e ver o surgimento de jovens atletas”, diz Oyarzabal, explicando ainda que a seleção será formada no fim de julho, após testes e seletivas no Rio de Janeiro.
Também motivado pelos Jogos Pan-Americanos, o argentino Osvaldo Juan Ariel aceitou o convite do Vasco, no fim do ano passado, e está animado para seu primeiro Campeonato Brasileiro. “Aqui posso medir forças com alguns adversários que terei em Guadalajara. Os clubes do Brasil têm um nível de investimento muito bom e são muito organizados”, elogia o remador da seleção argentina, dono de duas pratas nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 (Double Skiff e Four Skiff).
Outro atleta laureado em Pans, o gaúcho Marcelus Marcilli, atleta do Flamengo prestes a completar 25 anos de remo, comemorou a maior participação dos clubes no Campeonato Brasileiro (24 clubes vindos de nove estados este ano). “A decisão da CBR de permitir a formação de guarnições mistas entre dois clubes possibilitou a agremiações menores, que antes só participavam em barcos pequenos, de competir em outras categorias. Isso elevou o nível técnico da competição”, diz Marcellus, dono de cinco medalhas em Jogos Pan-Americanos.
A CBR transmite ao vivo as finais pelo site http://www.cbr-remo.com.br. Um telão de 15 metros quadrados permite acompanhar as provas no Estádio de Remo da Lagoa. A entrada é franca.
Fonte: Media Guide Comunicação
http://www.twitter.com/mguidecom
http://www.facebook.com/MediaGuideCom