Clubes cariocas dominam Campeonato Brasileiro de Remo

Os clubes cariocas dominaram o Campeonato Brasileiro Aberto de Remo, disputado na Lagoa Rodrigo de Freitas este fim-de-semana. Flamengo, Vasco e Botafogo só não estiveram no lugar mais alto do pódio em uma prova (Dois Sem Masculino, vencida pelo Grêmio Náutico União/RS). Os remadores rubro-negros ganharam seis páreos, mais três em categorias onde competiram em barcos mistos (em parceria com atletas do Botafogo, Pinheiros/SP e União). O Vasco comemorou sete vitórias (sem nenhum barco misto) e o Botafogo ganhou quatro provas, mais duas mistas (com Flamengo e Paulistano/SP).

Fabiana Beltrame, com cinco ouros, foi a principal vencedora da competição e mereceu ainda homenagem da CBR pela inédita conquista da Copa do Mundo de Hamburgo, há duas semanas. “Estou vivendo um momento maravilhoso. Não esperava vencer as cinco provas, até porque competi com meninas muito jovens É muito bom servir de exemplo e estímulo para a nova geração”, disse Fabiana, sempre acompanhada da filha Alice, de um ano e nove meses. A festa foi completa com a vitória do marido de Fabiana, Gibran Cunha, na prova do Oito, também pelo Flamengo.

Uma das meninas “inspirada” pelas remadas de Fabiana é Gabriela Salles, de 18 anos, sua parceira na prova Double Skiff Pesado. “Quando os técnicos me disseram que remaria com a Fabiana eu não acreditei. Fiquei perguntando se era eu mesma. Estou no remo há cinco anos e cada vitória é um passo rumo às Olimpíadas de2016”, disse rubro-negra, que recentemente venceu duas provas em regatas internacionais de juniores na Alemanha.

Estreante em Campeonatos Brasileiros, o argentino Osvaldo Ariel sentiu o gosto da vitória em três provas (Single Skiff, Double Skiff e Four Skiff). “Foi uma linda experiência.  Adoro treinar na Lagoa Rodrigo de Freitas. Me sinto em casa aqui. Apesar da rivalidade no futebol, sou muito bem recebido pelos brasileiros, que são muito amáveis comigo”, afirmou o duas vezes medalhista de Jogos Pan-Americanos.

Já a paraguaia Gabriela Mosqueira, do Botafogo, venceu o Single Skiff Peso Leve Feminino Sub-23 no sábado e ficou em segundo, atrás de Fabiana Beltrame, na mesma prova categoria adulto. No Double Skiff Peso Leve, porém, Gabriela e Fabiana formaram o barco vencedor, num misto de Flamengo e Botafogo.

“É melhor ter a Fabiana no barco do que contra”, brincou a paraguaia, nome certo nos Jogos Pan-Americanos na prova do Single Skiff Peso Leve, em que enfrentará novamente a brasileira. “Acredito que, morando no Rio de Janeiro, estou evoluindo como atleta já que estou em contato permanente com os melhores remadores”, completou Gabriela.

O técnico da seleção brasileira de remo, José Oyarzabal, acompanhou de perto toda as 22 provas do programa oficial. O treinador francês fará a convocação para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 no fim de julho. “Não houve grandes surpresas. Os atletas que já fazem parte do grupo da seleção mostraram um bom desempenho. A Fabiana comprovou sua excelente fase, assim como o remo feminino de maneira geral, que vem crescendo de nível”, avaliou o treinador, que acompanhará os treinamentos dos barcos visando ao Pan 2011 já a partir desta segunda-feira (4/7), na Lagoa.

Os remadores de Flamengo e Grêmio Náutico União correram de luto pela morte do irmão do atleta da seleção brasileira, Marcelus Marcili, que começou a carreira no clube gaúcho e, atualmente, defende o Flamengo. Matheus faleceu em acidente de carro na madrugada de sábado e um minuto de silêncio foi dedicado a sua memória ao fim das provas.

O Campeonato Brasileiro de Remo reuniu cerca de seis mil pessoas no Estádio de Remo da Lagoa, incluindo cerca de 1200 crianças de comunidades pacificadas. Estiveram presentes também os presidentes de Flamengo, Patrícia Amorim, e Botafogo, Maurício Assumpção, além de Magic Paula, ex-jogadora de basquete e presidente da ONG Passe de Mágica.

Fonte:  Media Guide Comunicação
www.twitter.com/mguidecom
www.facebook.com/MediaGuideCom

Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Nacional e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s