O Brasil começou bem a disputa por vagas em Londres no Pré-Olímpico de Remo em Tigre, na Argentina. Fabiana Beltrame e Luana Bartholo, no Double Skiff, garantiram vaga nas finais de domingo (25/3). No Single Skiff masculino, Anderson Nocetti venceu a terceira eliminatória com o melhor tempo do dia (7:05.72) e pode carimbar o passaporte para sua quarta Olimpíada na semifinal deste sábado.
Nocetti, remador do Botafogo, superou o chileno Oscar Vasquez Ochoa por menos de um segundo (7:06.38), numa arrancada no último quarto da prova. O terceiro melhor tempo do dia foi do argentino Santiago Fernandez, remador do Flamengo, que venceu a primeira eliminatória em 7:06.61.
As também rubro-negras Fabiana Beltrame e Luana Bartholo fizeram o terceiro melhor tempo no Double Skiff peso-leve feminino (7:16.84), mas herdaram a segunda colocação com a desqualificação do barco argentino, por estar abaixo do peso permitido. Mesmo assim, as anfitriãs participam da final de domingo.
A atleta do Vasco Kissya Cataldo fez o segundo tempo em sua eliminatória (7:57.50) e foi para a repescagem, assim como o Double Skiff peso-leve masculino, com Diego Donizette e Emanuel Dantas, remadores do Botafogo.
Ao todo, 66 atletas, em 38 guarnições, disputam 17 vagas nas Olimpíadas: seis no Single Skiff masculino, cinco no Single Skiff feminino e três em ambos os Double Skiff peso-leve. As provas de sábado começam às 9h. As finais, no domingo, têm início previsto para 10h50.
Veja os resultados do primeiro dia aqui.