O remo carioca terá três barcos representando o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres este ano. Kissya Cataldo, do Vasco, no Single Skiff feminino, e as rubro-negras Fabiana Beltrame e Luana Bartholo, no Double Skiff peso leve feminino, juntaram-se neste domingo ao botafoguense Anderson Nocetti, que na véspera garantiu vaga em sua quarta Olimpíada ao classificar-se para a final do Single Skiff no Pré-Olímpico na Argentina.
Primeira remadora brasileira a disputar uma Olimpíada, em Atenas 2004 (quando ficou em 14º no Single Skiff) Fabiana mudou de barco para chegar pela terceira vez à competição, a primeira com Luana Bartholo no Double Skiff peso-leve. Na final do Pré-Olímpico, a dupla ficou com a prata por milésimos de segundo, com o tempo de 7m49s94, contra os 7m49s76 das argentinas María Clara Rohner e Milka Krajev.
Classificado na véspera para sua quarta Olimpíada, Anderson Nocetti ficou em quinto na final de domingo, vencida pelo mexicano Patrick Loliger Salas, com o argentino Santiago Fernandez, que disputa o estadual do Rio pela Flamengo, em segundo, seguido do peruano Victor Aspillaga.
Kyssia Cataldo também ficou em quinto na final do Single Skiff feminino, garantindo a última vaga em Londres. Das quatro guarnições brasileiras que disputaram a competição na cidade de Tigre, apenas o Double Skiff peso leve masculino, formado por Diego Nazário e Emanuel Dantas, do Botafogo, não se classificou. Eles ficaram em sexto na final, com Cuba (1º), Argentina e México conquistando as três vagas.
A Argentina classificou barcos nas quatro categorias em disputa, Brasil e Cuba em três, México e El Salvador em duas e Chile, Peru e Uruguai em uma cada.