Penúltima regata do ano terá oito atletas de Londres 2012

A quinta e penúltima regata do Campeonato Estadual de Remo, a partir das 9h deste domingo na Lagoa Rodrigo de Freitas, tem prevista a participação de oito atletas que competiram nas Olimpíadas de Londres este ano: os brasileiros Fabiana Beltrame e Luana Bartholo, do Flamengo, e Anderson Nocetti, do Botafogo; os argentinos Santiago Fernandez (Flamengo), Ariel Suarez e Cristian Rosso (Vasco) e Milka Kraljev (Botafogo), e a paraguaia Gabriela Benitez (Botafogo).

O Flamengo não perde uma regata desde 15 de novembro de 2009 e lidera o estadual com 314 pontos, 30 à frente do Botafogo, vice nos dois últimos anos. O Vasco está em terceiro, com 127. Se vencer domingo com boa vantagem, o rubro-negro praticamente garante o tetracampeonato estadual e a supremacia em 115 anos de competição. Desde 1898, apenas em 1997 o Flamengo superou o total de títulos do Vasco, que empatou a série no ano seguinte e manteve a hegemonia desde então.

Na água, a disputa este ano é contra o Botafogo, disposto a encerrar o jejum de 47 anos sem conquistar o estadual. O alvinegro lidera quatro das oito categorias do campeonato (Aspirante, Júnior B, Peso Leve e Aberta). O Flamengo está na frente em três categorias (Feminino, Junior A e Sub-23) e os dois clubes dividem a ponta no Peso Leve Sub-23, com uma vitória e um segundo lugar para cada.

Para garantir a vantagem, o rubro-negro conta com a força de sua equipe feminina, com destaque para a dupla olímpica Fabiana Beltrame e Luana Bartholo, que tem participação prevista no Double Skiff Peso Leve feminino, prova em que estão inscritas Gabriela Benitez e Milka Kraljev no barco do Botafogo.

O balizamento divulgado pela Federação de Remo (FRERJ) inclui outros quatro atletas olímpicos – Anderson Nocetti (Botafogo), Santiago Fernandez (Flamengo), Ariel Suarez e Cristian Rosso (Vasco) – na prova 4Com Aberto, uma das principais do programa de domingo (lembrando que os clubes podem mudar as guarnições até a véspera da competição).

Flamengo e Vasco lideram o ranking histórico da Federação de Remo do Rio de Janeiro, com 46 campeonatos cada um. Fundado em 1895, o rubro-negro só ganhou seu primeiro título em 1916. Já o Vasco, fundado três anos depois, foi campeão em 1905 e o tri em 1912-13-14 iniciou a hegemonia que o clube perderia por apenas uma temporada, tendo registrado o recorde de 16 conquistas consecutivas entre 1944 e 1959 – o Fla chegou perto em 1997, com 15 títulos desde 1983.

Em 1998, o Vasco empatou novamente a série histórica e abriu quatro títulos de vantagem com o penta até 2002. Com o campeonato de 2003 ainda sub judice, o Flamengo quebrou a sequência cruz-maltina em 2004, quando conquistou o primeiro de seus seis títulos neste século, incluindo o bi em 2006-2007 (o Vasco foi campeão em 2005 e 2008). O tri em 2011, invicto nos últimos dois anos, deu ao Flamengo seu 46º título e a oportunidade de repetir o feito de 15 anos atrás.

Veja o programa completo da 5ª Regata no site da FRERJ:
http://www.frerj.com.br/exibe_noticias.php?id=219

Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Estadual e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s