Sul-Americano vira duelo entre Brasil e Argentina

Ailson Eráclito e Fabiana Beltrame são os destaques do Brasil no Sul-Americano

Ailson Eráclito e Fabiana Beltrame são os destaques do Brasil no Sul-Americano

O Sul-Americano de Remo este fim de semana, na Lagoa Rodrigo de Freitas, será um duelo entre Brasil e Argentina. Só os dois países têm barcos inscritos nas 26 provas do programa, e disputarão três delas apenas entre si, todas no feminino: o Dois Sem e o Four Skiff Sênior, e a prova extra paralímpica do Single Skiff AS.

Em outras oito provas, brasileiros e argentinos terão a companhia de somente mais um barco, em seis delas do Chile. Com remadores inscritos em 16 provas, os chilenos esperam repetir o bom resultado do ano passado, quando foram vice-campeões em casa. Além deles, mais cinco países enviaram guarnições: Peru (10 provas), Uruguai (8), Paraguai (5), Venezuela (1)  e México (6, mas que não contam medalhas para a competição).

Principais nomes do remo brasileiro na atualidade, Fabiana Beltrame, atleta do Flamengo, e Ailson Eráclito, do Botafogo, foram inscritos em três provas cada. A catarinense, porém, sofreu uma contratura muscular nas costas em um treino durante a semana e não sabe se disputará neste sábado a prova do Single Skiff Peso Leve, na qual foi  campeã mundial em 2011.

“Está doendo bastante. Não vou conseguir competir nas três provas, como era previsto. Vou tentar competir pelo menos o skiff que será amanhã (sábado). Estou muito triste, por que foram três semanas me dedicando aos barcos, mas também tenho que zelar pela minha saúde, já que tenho mais competições importantes neste ano”, escreveu Fabiana em sua página no Facebook.

Focado no Double Skiff Peso Leve, em que terá a companhia do também alvinegro Diego Donizette, Ailson espera conseguir sua melhor marca na prova, que integra o programa olímpico da Rio 2016. Ele participará ainda de outras duas disputas da categoria Peso Leve, no Single e no Four Skiff.

“Vai ser um campeonato bastante disputado. Teremos adversários fortes em todas as provas”, prevê o experiente Allan Bittencourt, do Grêmio Náutico União, escalado no Dois Sem em companhia do parceiro de clube Leandro Tozzo, e também no Oito Com, juntamente com Anderson Nocetti, do Botafogo, presente nas últimas quatro Olimpíadas.

Campeã no Double Skiff Júnior e no Single Skiff Júnior ano passado, Beatriz Cardoso, do Flamengo, é um dos destaques da nova geração. “Minha principal prova é  Single Skiff Júnior. Confio bastante no trabalho que os técnicos vêm fazendo comigo e tenho a Fabiana como referência”, diz Beatriz, de 17 anos, que venceu seu primeiro Sul-Americano em 2012 ao superar a chilena Natalia Rojas, então bicampeã da prova.

Dentre os estrangeiros, alguns atletas conhecem bem a Lagoa: a Peso Leve paraguaia Gabriela Mosquera já defendeu o Botafogo, assim como os argentinos Sofia Conte e Agustin Campassi, recém-contratados pelo alvinegro, enquanto o também argentino Cristian Rosso e o chileno Felipe Altero já competiram pelo  Vasco.

As provas começam às 9h da manhã de sábado, com o Dois Sem feminino. O programa do primeiro dia termina às 13h, com a largada para o Quatro Sem Peso Leve masculino. A prova de abertura no domingo, também às 9h, será o Quatro Sem Sênior masculino, e a última o tradicional Oito Com masculino. A entrada no Estádio de Remo da Lagoa é gratuita, mas o estacionamento é pago.

Acompanhe o resultado das provas do Sul-Americano pelo Twitter: http://twitter.com/remoemvoga

Confira o programa das provas no fim de semana.

Fonte: InPress Media Guide http://www.inpressmediaguide.com.br/

2013 © Remo em Voga ®

Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s