A Argentina confirmou o favoritismo no primeiro dia do Campeonato Sul-Americano de Remo e venceu sete das 13 provas disputadas este sábado na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. O Brasil está em segundo no quadro de medalhas, com quatro ouros e três pratas. O Chile vem em terceiro, com dois ouros, três pratas e três bronzes.
Atuais campeões, os argentinos venceram cinco disputas no masculino (Single Skiff Júnior e Sênior
, Double Skiff Peso Leve
, Dois Sem Sênior e Four Skiff Júnior
) e duas no feminino (Dois Sem Sênior e Single Skiff Peso Leve).
Com o desfalque de última hora de Fabiana Beltrame, com dores nas costas, o Brasil ganhou duas provas no feminino (Double Skiff Júnior, com Beatriz Cardoso e Vitória Blanes, e Single Skiff Sênior
, com Bianca Miarka) e duas no masculino (Single Skiff Peso Leve
, com Ailson Eráclito, e Single Skiff AS
, com Luciano Luna de Oliveira, a primeira prova paralímpica a integrar o programa de um Sul-Americano).
Os chilenos, vice-campeões em 2012, quando remaram em casa, conquistaram dois ouros no primeiro dia, ambos no masculino (Dois Sem Júnior e Quatro Sem Peso Leve
). Paraguai e Peru ganharam uma prata cada, e o Uruguai um bronze.
Com México e Venezuela participando como convidados (sem contar medalhas), apenas as provas com mais de três barcos, além deles, distribuem medalhas de bronze. Nas provas com dois barcos, apenas o primeiro ganha medalha.
A competição continua este domingo, a partir das 9h, com chegada no Estádio de Remo. A entrada é gratuita, mas o estacionamento é pago.
Veja o resultado das provas do primeiro dia.
Acompanhe as disputa deste domingo no Twitter em https://twitter.com/remoemvoga