Apesar de poucas, vitórias dão esperanças ao Brasil

Guilherme Gomes e Uncas Tales  conquistaram o ouro no Double Skiff Júnior

Guilherme Gomes e Uncas Tales conquistaram o ouro no Double Skiff Júnior

Há luz no fim da raia. Mesmo com menos medalhas de ouro do que o esperado, a participação do Brasil no Sul-Americano este fim de semana, no Rio de Janeiro, mostrou que o país tem remadores com potencial para evoluir até 2016, e além. Duas das cinco vitórias brasileiras na futura raia olímpica da Lagoa Rodrigo de Freitas foram conquistadas por atletas com idade entre 16 e 18 anos.

O desfalque de Fabiana Beltrame, que não disputou as três provas previstas devido a uma contratura muscular durante os treinos da última semana, contribuiu para o resultado geral. A única medalha de ouro no domingo veio graças a Uncas Tales Batista e Guilherme Gomes, no Double Skiff Jr. ico-camera3. Remadores do Botafogo, os dois ganharam também a prata no Four Skiff Júniorico-camera3, com o companheiro de clube Daivid Farias e Saulu Oliveira, do Flamengo, no sábado. Aos 16 anos, Uncas levou ainda mais uma prata para casa, no Single Skiff Júniorico-camera3, superado apenas pelo argentino Axel Haack, vencedor da prova no último Sul-Americano – em quem daria o troco no dia seguinte, no Double.

Campeã ano passado, no Chile, ao lado da alvinegra Camila Serrão, a atleta do Flamengo Beatriz Cardoso repetiu a dose no Rio no Double Skiff Júnior femininoico-camera3, desta vez acompanhada de Vitória Blanes, do Paulistano. A carioca, de 17 anos, ganhou a prata no Single Skiff Júnior, atrás da chilena Natália Rojas, que foi à forra da derrota em casa em 2012, quando Beatriz trouxe o ouro. Ela ainda participou do Four Skiff Sênior que perdeu o duelo com as  argentinas, junto com Bianca Miarka, Camila Serrão e Yanka Brito, substituta de Fabiana Beltrame em cima da hora.

Aos 31 anos, mesma idade da rubro-negra Fabiana, Bianka Miarka, do Botafogo, conquistou o ouro no Single Skiff femininoico-camera3, superando a argentina Maria Gabriela Best, que saiu do Rio com quatro medalhas: três de ouro e uma de prata. A brasileira foi segundo no Double Skiff, ao lado de Camila Serrão, de 18 anos.

Ailson Eráclito, do Botafogo, também participou de três provas e adicionou um ouro e duas pratas à sua coleção – que inclui duas medalhas em Mundiais na categoria Sub-23: um bronze no mundial na Bielorrúsia, em 2010, e uma prata na República Tcheca, em 2009. Aos 25 anos, ele ganhou o primeiro ouro do Brasil no Sul-Americano, no Single Skiff Peso Leve ico-camera3, e foi prata no Double Skiff PLico-camera3, com Diego Donizette, seu companheiro de clube, e no Four Skiff PLico-camera3, com Diego, o também alvinegro Marciel Moraes e Thiago Carvalho, do Flamengo.

O quinto ouro brasileiro foi de Luciano Luna de Oliveira, que venceu o Single Skiff ASico-camera3, a primeira prova paralímpica incluída no Campeonato Sul-Americano. Ouro na Copa do Mundo de Belgrado, em 2012, Luciano foi sexto na mesma prova nas Paralimpíadas de Londres. Bárbara Murad, do Botafogo, venceu a prova extra do Single Skiff AS Femininoico-camera3, contra Mariana Varela, do Atlantis, da Argentina.

Ao final de dois dias de competição, a Argentina confirmou o favoritismo e venceu 15 das 25 provas do programa, com Brasil e Chile dividindo as restantes. Os brasileiros ficaram com o vice-campeonato, com 12 segundos lugares, contra quatro dos chilenos.

Veja o resultado de todas as provas.

Gostou? Não? Avalie abaixo, é anônimo e rápido. Obrigado!

Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s