Botafoguenses brilham em regata centenária no Canadá

Emanuel ficou em 5º no Single Skiff PL Sênior (Foto: divulgação/BFR)

Emanuel ficou em 5º no Single Skiff PL Sênior
(Foto: divulgação/BFR)

Líder do Campeonato Estadual de Remo do Rio de Janeiro, o Botafogo mostrou força também longe de casa, com uma prata e dois quintos lugares na 131ª Royal Canadian Henley Regatta, uma das competições internacionais mais tradicionais do esporte. Disputada anualmente na cidade de St Catharines, no Canadá, a regata reuniu mais de 2.600 remadores de 129 clubes e universidades no início de agosto, com representantes dos Estados Unidos, México, Peru e Grã-Bretanha, além dos anfitriões.

Únicos brasileiros no evento, os alvinegros chegaram à final em três provas, com Marciel Moraes e Felipe Soares (de 20 e 21 anos, respectivamente) conquistando medalha de prata no Dois Sem Peso Leve Sub-23, contra outros 17 barcos. Eles venceram a eliminatória em 7m05s00, e mesmo baixando o tempo para 6m53s36 foram superados na final pelos americanos do West Side Rowing Club (6m50s46), terminando à frente dos canadenses da University of Western Ontario (6m54s42).

Após classificar-se em segundo na eliminatória e na semifinal, Emanuel Dantas, de 26 anos, acabou em quinto lugar entre os 25 participantes do Single Skiff Peso Leve Sênior. Ele completou a final em 7m10s81, a 1s01 da medalha de bronze e a menos de 6s do vencedor, o canadense Adam Bliss, do Fredericton Rowing Club.

Aos 17 anos, Augustin Wambersie também chegou em 5º no Single Skiff Sub-19, prova que teve 72 atletas inscritos em 11 baterias. O remador do Botafogo venceu a eliminatória (7m19s39) e a semifinal (7m16s06), mas terminou a final em 7m43s67, a quase 14s do americano Matthew Scholl, da Orange County Rowing Association, vencedor em 7m29s78.

Disputada pela primeira vez em 1880, a versão canadense Regata Real de Henley, que ocorre na Inglaterra desde 1839, acontece anualmente em St. Catharines desde 1903. A partir de 1964 o percurso original de 2.112 metros foi reduzido para a atual distância olímpica de dois quilômetros. Entre 6 e 11 de agosto foram corridas mais de 400 provas com participação de   2.656 remadores, divididos em categorias por idade (de Sub-17 a Sênior), peso e sexo, incluindo atletas com deficiência.

De volta ao Rio, os alvinegros preparam-se para a 4ª Regata do Estadual RJ, no próximo dia 25. Apesar da vitória do Flamengo na última etapa, o Botafogo lidera o campeonato com 245 pontos contra 206 do rubro-negro, que conta com Fabiana Beltrame, medalha de ouro na Copa do Mundo, na Suíça, e Beatriz Tavares, quinta colocada no Mundial Júnior, na Lituânia, para seguir sonhando com o pentacampeonato.

 

Confira a classificação do Campeonato Estadual RJ 2013

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s