Beatriz é a quinta jovem remadora mais rápida do mundo

Beatriz levou p Brasil à Final A do Mundial Júnior após 26 anos

Beatriz levou o Brasil de volta a uma Final A do Mundial Júnior

Se houvesse medalha de “honra ao mérito” no esporte, Beatriz Tavares Cardoso traria uma na bagagem ao retornar da Europa. Além de levar o Brasil de volta a uma Final A do Campeonato Mundial Júnior  após 26 anos, a carioca repetiu a melhor colocação do país na competição, com o quinto lugar no Single Skiff feminino, conquistado este domingo em Trakai, na Lituânia.

Treinada por Júlio Soares, Beatriz largou forte na raia 6 e cruzou os primeiros 500 metros em quarto lugar, à frente da britânica Jessica Leyden e da sueca Lovisa Claesson. Vencedora de todas as baterias que disputou em Trakai, Leyden ultrapassou a brasileira antes da metade do percurso e assumiu a liderança no terceiro quarto da prova, para vencer em 7m49s96, superando a bielorrussa Tatsiana Klimovich (7m53s09) e a francesa Elodie Ravera-Scaramozzino (7m55s09). Beatriz completou em 8m00s27, a 34 centésimos da alemã Tina Christmann (8m06s80) e mais de dois segundos à frente de Claesson (8m02s50).

Única não europeia entre as 12 melhores remadoras do mundo na categoria Júnior, a remadora do Flamengo igualou o feito de Ricardo Carvalho e Carlos Hime no Dois Sem masculino, em 1979, em Moscou. A primeira participação brasileira em uma Final A desde o sexto lugar de Cleber Ferraz, Alexandre Buckton e Carlos Sobrinho (timoneiro) no Dois Com masculino em 1987, na Alemanha, garantiu ao país uma vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude (com atletas nascidos entre 1 de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 1997), em agosto de 2014, na China.

Aos 18 anos, esta foi a terceira e última participação de Beatriz no Mundial Júnior. Em 2011, na Inglaterra, ela ficara em 11ª lugar no Double Skiff feminino, com Gabriela Salles. Ano passado, na Bulgária, já no Single Skiff, chegou em 18º lugar. Há duas semanas, na Áustria, terminou em 14º no Mundial Sub-23, mesmo sendo a mais nova entre as 19 concorrentes do Single Skiff Aberto feminino.

Com 27 rivais em Trakai, 19 delas também nascidas em 1995, idade limite da categoria Júnior, Beatriz estreou vencendo sua bateria na quarta-feira com o segundo melhor tempo do dia (8m41s53). Nas quartas de final, sexta-feira, ficou em segundo (7m55s68) lugar, e garantiu vaga na final histórica com a terceira posição na segunda semifinal de sábado.

Ao todo, 784 remadores de 59 países participaram do Mundial, com 107 barcos distribuídos em 13 classes (seis femininas e sete masculinas), o maior número de inscritos da história da competição, disputada desde 1967. Os alemães dominaram o masculino, vencendo quatro provas, com Itália, Romênia e Polônia ganhando as demais. O feminino foi mais equilibrado, com duas vitórias romenas e uma de Austrália, Estados Unidos, Itália e Grã-Bretanha.

Ao derrotar a bielorussa Tatsiana Klimovich, atual campeã europeia da categoria, Jessica Leyden conquistou a primeira medalha britânica no Single Skiff feminino em Mundiais  Júnior, quebrando a hegemonia alemã dos últimos quatro anos. Além de Beatriz, o cubano Orlando Sotolongo, quinto no Single Skiff masculino, foi único latino-americano a disputar as Finais A. Numa competição em que os europeus venceram 11 das 13 provas, estar entre eles já equivale a uma medalha.

Confira os resultados deste domingo no Mundial Júnior.

Leia também:
Fabiana e Beatriz ganham o primeiro ouro no México 
Brasil sofre desfalque e rema repescagens no Mundial

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s