Beatriz entra para a história com Final A no Mundial Júnior

clique na imagem para ampliar o resultado

clique na imagem para ampliar o resultado

Aos 18 anos, a carioca Beatriz Tavares Cardoso escreveu seu nome na história do remo brasileiro este sábado, em Trakai, na Lituânia. Ela é a primeira remadora do país a disputar a Final A em um Campeonato Mundial Júnior, às 14h55 (8h55 de Brasília) deste domingo, 26 anos após a última participação nacional na disputa por  medalhas na competição, com o Dois Com masculino, na Alemanha.

A vaga foi conquistada com o terceiro lugar na segunda semifinal do Single Skiff feminino, e garantiu ao Brasil um lugar nos Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto de 2014, na China. Beatriz manteve-se em segundo por quase toda a prova, a menos de quatro segundo da líder Tatsiana Klimovich, da Bielorrússia, que completou o percurso em 7m57s16.

Nos metros finais, a remadora do Flamengo foi superada pela sueca Lovisa Claesson (8m00s90), e terminou a bateria em 8m01s30, à frente da italiana Bianca Pelloni (8m02s95). Todas as classificadas para a Final A fizeram tempos melhores que as três primeiras colocadas na outra semifinal, vencida pela britânica Jessica Leyden em 8m02s84, seguida pela francesa Elodie Ravera-Scaramozzino (8m04s84) e a alemã Tina Christmann (8m06s80).

Esta é a terceira e última participação de Beatriz no Mundial Júnior. Em 2011, na Inglaterra, ela ficou em 11ª lugar no Double Skiff feminino, com Gabriela Salles. Ano passado, na Bulgária, já no Single Skiff, foi 18º lugar. Há duas semanas, na Áustria, Beatriz terminou o Mundial Sub-23 em 14º, mesmo sendo a mais nova entre as 19 concorrentes do Single Skiff Aberto feminino.

Com 27 concorrentes em Trakai, 19 delas também nascidas em 1995, ano limite da categoria Júnior, Beatriz começou vencendo sua bateria na quarta-feira com o segundo melhor tempo do dia (8m41s53). Nas quartas de final, sexta-feira, ficou em segundo (7m55s68) lugar, atrás da francesa Elodie Ravera-Scaramozzino (7m53s37), que também está na Final A.

Treinada por Júlio Soares, Beatriz no mínimo já igualou o feito de Cleber Ferraz, Alexandre Buckton e Carlos Sobrinho (timoneiro), sexto lugar no Dois Com masculino na Alemanha, em 1987, e pode superar o quinto lugar de Ricardo Carvalho e Carlos Hime no Dois Sem masculino, em 1979, em Moscou, a melhor posição de um barco brasileiro na competição.

Confira os resultados deste sábado no Mundial Júnior

Veja o programa de domingo em Trakai.

 © Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Beatriz entra para a história com Final A no Mundial Júnior

  1. Cleber Ferraz disse:

    Dois com finalista do mundial de Köln – Alemanha 1987 Eu Cleber Ferraz e Alexandre Buckton
    (Piriquito) timoneiro Carlos Sobrinho (Araquém)

  2. Ronaldo de Carvalho disse:

    Ricardo Carvalho e Cadu Hime, ficaram em quinto lugar no Mundial de Jr em 1979 ( Moscou ) .
    PARABÉNS Bia, Grande desempenho em todas as provas até aqui.
    Boa sorte na Final A.
    Abraço a todos
    Ronaldo Carvalho

  3. Ronaldo de Carvalho disse:

    Vcs esto enganados sobre a nica participao do Brasil em Mundiais Jr. Em 1979, o 2 sem do Ricardo Carvalho e Cadu Hime, ficaram em quinto lugar no Mundial em Moscou. At ento a melhor colocao do Brasil em Mundiais Jr. Parabns pelo Site tenho acompanhado sempre o trabalho de Vcs. Aguardo um errata, corrigindo a informao. Abrao. Ronaldo Carvalho

    • remoemvoga disse:

      Obrigado Ronaldo. Fomos traídos pelo arquivo no site da Fisa, que não registra o resultado de 1979 nas respectivas biografias. Agradecemos a colaboração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s