Remando em casa, os clubes cariocas dominaram o primeiro dia de provas do Campeonato Brasileiro de Remo Sênior e Paralímpico, conquistando 17 das 30 vagas em disputa para as finais de sábado, na Lagoa Rodrigo de Freitas. O Botafogo garantiu mais nove barcos, o Flamengo quatro, Vasco dois, Loureiro e Escola Naval, um cada.
Dentre os visitantes, os paulistas do Pinheiros avançaram em três provas, mesmo número de vagas dos catarinenses do América (duas) e Francisco Martinelli (uma). Capixabas do Saldanha da Gama e gaúchos do União também classificaram dois barcos, com Vitória (BA), Tuna Lusa (PA) e a Federação Brasiliense conquistando uma vaga.
Nesta sexta-feira serão disputadas 12 eliminatórias para seis finais de domingo, com destaque para o Double Skiff Masculino Peso-Leve (2xMPL) e o Skiff Masculino Sub-23 (1xMS23), ambas com 11 inscritos, além do clássico Oito Com Masculino Sênior (8+MSR), que terá duas baterias, com cinco e quatro barcos disputando três vagas.
Em duas provas – Skiff Feminino Sênior (1xFSR) e Skiff Feminino Sub-23 Peso-Leve (1xFS23PL) – as seis vagas na final serão definidas pelo tempo nas eliminatórias, já que há apenas sete inscritas em cada uma. Nas demais, classificam-se os três primeiros de cada eliminatória.
Confira os resultados do primeiro dia
Veja o programa de sexta-feira
Fonte: Confederação Brasileira de Remo