Em mais uma demonstração da vitalidade do remo em todo o país, a raia da Enseada dos Tainheiros, em Salvador, na Bahia, recebe neste fim de semana quase 100 barcos em 18 provas da Copa Norte-Nordeste de Remo. A maior competição regional da modalidade reúne atletas de 14 clubes de seis estados (Bahia, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Espírito Santo) e da Federação de Brasília (DF).
Serão sete provas no Skiff individual, cinco no Double Skiff, duas no Four Skiff, uma no Dois Sem, uma no Quatro Sem, e duas no Oito Com, nas categorias Júnior B (até 16 anos), Júnior A (até 18), Sub-23, Peso-Leve e Sênior, sendo 12 masculinas e seis femininas. A que tem mais inscritos é a do Skiff Masculino Júnior B, com 11 barcos.
Os anfitriões baianos têm 33 os 96 barcos inscritos, sendo 14 do Vitória, dez do São Salvador, cinco do Itapagipe e quatro do Santa Cruz. Único estado não integrante das regiões geográficas que dão nome à competição, o Espírito Santo tem o maior número de barcos inscritos entre os visitantes, com 27, dos quais 12 do Saldanha da Gama, dez do Caxias, e cinco do Álvares Cabral.
Os pernambucanos têm a terceira maior delegação, com 18 guarnições (Náutico, oito; Liga, sete; e Sport, três). O Pará tem cinco barcos do Paysandu; Brasília tem quatro da Federação; o Rio Grande do Norte, três (dois do Potengy e um do União); e Sergipe apenas um, do Cotinguiba, além de cinco guarnições mistas.
A Federação cujos clubes somarem mais vitórias receberá uma réplica da Copa Norte, atualmente de posse da Federação de Clubes de Regatas da Bahia (FCRB), que organiza a competição, com apoio da Confederação Brasileira de Remo (CBR).