
Centro de Alto Rendimento, em Portugal
(Foto: Diário As Beiras)
Com Pedro Fraga entre os quatro melhores remadores do mundo na categoria Peso-Leve, Portugal parece disposto a investir em futuros campeões. A vila de Montemor-o-Velho, cerca de 200 km ao norte de Lisboa, vai receber um centro de formação de esportes náuticos orientado para o desporto escolar, que inclui protocolos com clubes e as federações de remo e canoagem para a iniciação de estudantes nas duas modalidades, segundo a agência de notícias Lusa.
Situado entre Figueira da Foz e Coimbra, o Centro de Formação Desportiva de Montemor-o-Velho terá como base o parque náutico do Centro de Alto Rendimento (CAR) e será dirigido aos alunos das escolas locais e da região do Baixo Mondego.
Em declarações à agência portuguesa, Jorge Marques, docente de educação física e responsável pelo desporto no agrupamento de escolas locais, destacou que o projeto incide sobre a iniciação, treino e competição de estudantes nas modalidades de remo e canoagem, em parceria com a Casa do Benfica de Montemor-o-Velho, Clube Infante de Montemor e Ginásio Clube Figueirense (Figueira da Foz).
Quinto lugar nas Olimpíadas de Londres 2012, no Double Skiff Peso-Leve Masculino, com Nuno Mendes, no ano passado Pedro Fraga, de 31 anos, conquistou o ouro no Single Skiff PL em duas etapas da Copa do Mundo, em Eton e Lucerne, e ficou em quarto no Campeonato Mundial em Chungju, na Coréia do Sul.