
CBR relacionou 51 remadores para Seleção
(Foto: Remo em Voga)
Com 19 nomes entre os 40 pré-selecionados anunciados pela CBR na última sexta-feira, os clubes do Rio continuam a ter a maioria dos remadores da Seleção Brasileira, considerando-se os outros 11 integrantes convocados em novembro. Mas a hegemonia diminuiu em relação à equipe de 2013, caindo de 65% para 53% do total de atletas.
Atual campeão Brasileiro Sênior e Júnior, o Botafogo é o clube com mais pré-selecionados: 11, que somados aos cinco convocados em novembro o deixam com um terço de todos os atletas da Seleção. O alvinegro superou o Flamengo, que este ano terá apenas oito representantes, três a menos que o gaúcho União. Vasco, Loureiro e Campos têm um cada.
Os paulistas também aumentaram sua participação na equipe nacional, com seis remadores (quatro do Pinheiros e dois do Paulistano). Saldanha da Gama (ES), Francisco Martinelli (SC), Paysandu (PA), Náutico (PE), Vitória (BA) e Almirante Barroso (RS) têm um representante cada.
Dos 51 relacionados pela CBR, 14 são mulheres, quatro a mais que no ano passado, enquanto o total no masculino caiu de 42 para 37. Ao todo, 25 estão na categoria olímpica (21 homens e quatro mulheres), 11 são Sub-23 (oito homens e três mulheres), e 15 juniores (oito no masculino e sete no feminino).
Da lista de 40 pré-selecionados, 19 já integravam a Seleção. Dentre os 21 novatos, apenas três têm mais de 23 anos, seis são Sub-23 e 12 são Juniores, com nove tendo idade para disputar o Mundial da categoria ano que vem no Rio de Janeiro. Com isso, a média dos 51 relacionados é de 23 anos, considerando-se a idade completada até 31 de dezembro deste ano. Um sopro de juventude na equipe, de olho na Rio 2016.
Lista de pré-selecionados
Lista de convocados em novembro