Força coletiva dá título do Brasileiro ao Botafogo

Alvinegros comemoram o título do Brasileiro 2013 (Foto: Satiro Sodré/SSPress)

Alvinegros comemoram o título do Brasileiro 2013
(Foto: Satiro Sodré/SSPress)

Uma semana após praticamente encerrar o jejum de 48 anos sem ganhar o título estadual, o Botafogo voltou a fazer festa este domingo na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. O alvinegro conquistou o Campeonato Brasileiro de Remo Sênior antes da última prova, nove pontos à frente do Flamengo, somando 141 contra 132 do maior rival. Foram 25 medalhas (oito ouros, onze pratas e seis bronzes), com o clube pontuando em todas as finais de que participou, só deixando de disputar uma das 22 provas da competição.

“É o momento da consagração de um trabalho que começou em 2009”, afirmou o presidente Mauricio Assumpção ao site oficial da Confederação Brasileira de Remo (CBR). “Nos reestruturamos, melhoramos as condições técnicas, trouxemos flotilhas novas, investimos nas divisões de base e os resultados estão aí. Somos campeões brasileiros Sênior e queremos também o Júnior, na semana que vem.”

Com desvantagem de cinco pontos no sábado, quando o vento obrigou o adiamento das provas e a redução da distância para 1.000 metros, o Flamengo reagiu na primeira final do domingo, com uma arrancada no fim do Quatro Sem Masculino Sêniorico-camera3, justamente sobre a guarnição alvinegra, reduzindo a diferença a um ponto.

O Botafogo voltou a se distanciar com o segundo lugar no Dois Sem Masculino Sêniorico-camera3, que não teve o Flamengo e foi a única final vencida por um clube de fora do Rio, com Allan Bitencourt e Leandro Tozzo do União, de Porto Alegre. A ausência foi compensada pela dobradinha rubro-negra no Skiff Feminino Sêniorico-camera3, com Fabiana Beltrame e Beatriz Cardoso superando a botafoguense Bianka Miarka e empatando a contagem em 89 pontos.

Mas a reação parou por aí. Nos três confrontos seguintes, os barcos do Botafogo abriram 18 pontos, com três vitórias. A primeira foi no Double Skiff Masculino Peso-Leveico-camera3, com Flamengo em segundo e União em terceiro. Sem barco dos líderes, a prova seguinte teve a única vitória do Vasco no dia, com Cristian Rosso no Skiff Masculino Sêniorico-camera3, garantindo a quarta colocação geral para o cruz-maltino (21 pontos), atrás do União (32) e à frente do Loureiro (14).

O duelo voltou na única vitória do Botafogo no Feminino, com Sofia Conte no Skiff Sub-23 Peso-Leveico-camera3, tendo Janayna Sobrosa, do Loureiro, em segundo, superando Cassia Brito, do Flamengo, que até então ganhara todas as provas entre as mulheres. A diferença de sete pontos repetiu-se na final seguinte, com dobradinha alvinegra no Dois Sem Masculino Sub-23 Peso-Leveico-camera3. A resposta foi na mesma moeda, com ouro e prata rubro-negros no Dois Sem Feminino Sêniorico-camera3, disputada apenas entre os dois clubes, reduzindo a distância para 11 pontos, a três provas do fim.

O toma-lá-dá-cá pendeu definitivamente para o lado da estrela solitária em nova dobradinha no Skiff Masculino Sub-23ico-camera3, com Uncas Tales escoltado por Fábio Moreira. O argentino Pablo Aguirre, do Paysandu (PA), tornou as coisas ainda mais difíceis para o Flamengo ao ficar em terceiro lugar. Faltando duas provas, a diferença chegou pela primeira vez a 20 pontos, bastando mais um para o Botafogo conquistar o título.

E ele veio banhado em bronze no Four Skiff Feminino Sêniorico-camera3, com Larissa Santana, Bianca Miarka, Paula Chaves e Fernanda Nunes Leal, que não precisaram superar a dobradinha rubro-negra, bastando chegar à frente de Vasco e Loureiro. Com o título alvinegro assegurado, restou ao Flamengo a vitória no clássico 8 Com Masculino Sêniorico-camera3, 11º ouro do clube, que não participou de quatro provas e deixou de pontuar em uma.

No próximo fim de semana, remadores dos dois clubes voltam à Lagoa para o Campeonato Brasileiro de Remo Júnior, com atletas até 18 anos de 12 estados. Os rubro-negros buscam a revanche, enquanto os alvinegros sonham com tríplice coroa, no ano em que já são campeões de Terra e Mar.

Veja todos os resultados do domingo.

Confira a classificação final.

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Nacional e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s