Foi quase uma guerra dos sexos. De um lado, a esquadra alvinegra, ganhando sete das oito provas masculinas. Do outro, as meninas da Gávea, vencedoras de todas as cinco provas femininas. O esforço rubro-negro, porém, não foi suficiente para impedir a vitória do Botafogo na 1ª Regata do Campeonato Estadual de Remo do Rio de Janeiro, este domingo na Lagoa Rodrigo de Freitas, com 148 pontos contra 125 do Flamengo. O Vasco ficou em terceiro, com 50, e a Escola Naval em quarto, com 14.
Descontados os pontos das provas de Infantil e Máster, que não somam para o Campeonato, o alvinegro larga na frente em busca do bi estadual, com 130 pontos contra 107 do Fla. A mudança na pontuação ampliou a vantagem do Botafogo, vencedor de quatro das seis provas de categorias FISA, que este ano têm peso dois, com duas dobradinhas contra uma rubro-negra. A diferença de 23 pontos é maior do que a conquistada pelo alvinegro na primeira regata do ano passado (19), mas seria menor (12) se a pontuação fosse a mesma.
A regata começou com o alvinegro vencendo quatro das seis primeiras provas (2xJrB, 1xS23PL
, 1xInfantil
e 4+ Aspirante
), todas no Masculino, com vitórias rubro-negras no 4xJrB
e no 2xS23PL
femininos. O duelo foi interrompido pelo Vasco, que fez dobradinha no Double Skiff Master D
(média de 50 anos ou mais), com o triunfo de Jorge Sahione Neto e Oswaldo Kuster Neto, homenageado pela FRERJ por seus oito títulos nacionais e três sul-americanos.
Com a dobradinha no Singlle Skiff Jr.A (Uncas Tales e Augustin Wambersie), e a vitória no Dois Sem Aberto (Ailson Eráclito e Anderson Nocetti), ambas com pontuação dobrada, o Botafogo abriu 37 pontos, a maior vantagem do dia. O Flamengo diminuiu a diferença com três ouros no feminino: 1x Infantil
, 4x Aspirante
e 1x Aberta
, esta com dobradinha de Fabiana Beltrame e Beatriz Cardoso, superando as alvinegras Bianca Miarka e Camila Serão.
Com vantagem de 18 pontos na última prova, o 8 Com Sub-23 alvinegro entrou na raia precisando apenas cruzar a linha de chegada para ganhar a regata. Mas não deu chance ao azar e venceu a prova com mais de um barco de vantagem sobre o Flamengo, garantindo o título da etapa e a liderança do Campeonato.
“Vencer a 1ª regata é sempre especial. Largamos na frente na busca pelo bicampeonato. No ano passado, quando fomos campeões, também vencemos a primeira etapa e estamos vendo a história se repetir. Vamos continuar trabalhando forte para conseguir os resultados”, declarou o Coordenador Técnico do Botafogo, Alexandre Xoxô, ao site do clube. A próxima regata do Estadual será em 18 de maio.
Calendário do Campeonato Estadual de Remo do Rio de Janeiro