Remadores da Seleção garantem vantagem do Botafogo

Vitória no 8 Com deu título da 2ª Regata ao Botafogo (Foto: Remo em Voga)

Vitória no 8 Com deu título da 2ª Regata ao Botafogo
(Foto: Remo em Voga)

A mudança na pontuação e a participação dos atletas da Seleção Brasileira têm sido fatores decisivos na campanha do Botafogo rumo ao bicampeonato estadual de remo. Clube com mais atletas (16) entre os 51 pré-selecionados pela CBR, o alvinegro venceu a 2ª Regata, domingo passado, por uma diferença de oito pontos (142 a 134), que não existiria se as provas de categorias FISA (Federação Internacional de Remo) não valessem dobrado este ano.

Pela pontuação antiga, Botafogo e Flamengo teriam empatado em 86 pontos, apesar de o alvinegro ter uma vitória a mais (seis contra cinco do Flamengo, e duas do Vasco). A diferença é fruto da nova contagem e do maior número de provas FISA na 2ª Regata: sete em 13, quatro delas vencidas pelo Botafogo, entre as quais o 8 Com Peso-Leveico-camera3, com uma guarnição completa de integrantes da Seleção.

O atual campeão seria líder em qualquer dos sistemas, mas com metade da vantagem: 19, em vez de 38 pontos. O alvinegro lidera seis das sete categorias no masculino (incluindo as cinco FISA: Júnior A, Peso-Leve, Peso-Leve Sub-23, Sub-23 e Aberta), e divide a segunda posição com a Escola Naval na de Aspirantes, única liderada pelo Vasco. Como nos últimos anos, o Feminino é dominado pelo rubro-negro, com as meninas da Gávea vencendo todas as provas até agora.

Marcada para 15 de junho, a próxima regata será a com menos provas FISA (cinco) e a última com cinco provas femininas, já que nas três etapas restantes serão apenas quatro. A quinta e a sexta regatas (em setembro e outubro) terão dez provas FISA cada, somente três delas entre as mulheres, o que pode aumentar a vantagem alvinegra na reta final.

Com o ressurgimento do Vasco, que somou 30 pontos na primeira regata e 53 no domingo passado (sem contar as provas de Infantil e Máster, que não valem para o Campeonato), a diferença entre os líderes também diminuiu, de 23 pontos na estreia para 15 no domingo passado. Pela pontuação antiga, a vantagem alvinegra seria de 12 e sete pontos, respectivamente, o que demonstra o equilíbrio da disputa e a vantagem de ter mais atletas em categorias internacionais.

Pontuação oficial

Calendário de regatas

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Estadual e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s