
Uncas e Sophia: Brasil na China
(Fotos: Federação Uruguaia)
De uma carioca para outra. Conquistada por Beatriz Cardoso com o quinto lugar no Mundial Júnior do ano passado, a vaga feminina do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China, será ocupada por Sophia Camara Py, também remadora do Flamengo. Ela foi convocada pela CBR pelo desempenho na Seletiva Feminina Júnior, na qual superou a gaúcha Barbara Deuschle, do União (RS), Isabelle Camargo, do Flamengo, e Gabrielle dos Santos, do Botafogo.
Sophia vai à China em companhia do mineiro Uncas Tales Batista, de Belo Horizonte, remador do Botafogo. Ele garantiu a vaga brasileira no masculino ao vencer a Regata de Qualificação disputada no Uruguai, em abril, quando se sagrou campeão Sul-Americano Júnior, no Single Skiff e no Double Skiff (com o também alvinegro David Souza). Campeão Brasileiro de Single Skiff nas categorias Júnior A, Sub-23
e Sub-23 Peso-Leve
, em outubro passado, Uncas ganhou ouro nos I Jogos Sul-Americanos da Juventude, em setembro, no Peru.
Bronze no Sul-Americano, posição que valia vaga na China, Sophia ficou em terceiro no Single Skiff Feminino no último Campeonato Brasileiro Júnior, em outubro passado, atrás de Beatriz Cardoso e Vitória Blanes, do Paulistano, que subiram de categoria e estão na Seleção Olímpica convocada para competições internacionais este ano.
Esta será a segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, cuja competição de remo reunirá 96 atletas (48 no masculino e 48 no feminino) nascidos em 1996 e 1997, representando 49 países. As provas serão disputadas entre 17 e 21 de agosto, em distâncias de 1.000 metros, em Single Skiff e Dois Sem, com cada país podendo inscrever no máximo um barco no masculino e outro no feminino. Na primeira edição, em Cingapura, em 2010, o campista Tiago Braga, atualmente no Corinthians, ficou em quinto lugar na Final A do Single Skiff masculino.