Renovação da Seleção Olímpica começa no feminino

Vitória e Beatriz: ouro e prata no Brasileiro Jr. (Foto: Satiro Sodre/SSPress)

Vitória e Beatriz: prata e ouro no Brasileiro Jr. 2013
(Foto: Satiro Sodre/SSPress)

Mulheres mais jovens, homens mais velhos. Este é o perfil da seleção de 19 atletas convocados pela CBR para a temporada na Europa este ano, em comparação com a equipe de 14 remadores que disputou duas etapas da Copa do Mundo em 2013. A entrada de Beatriz Cardoso, do Flamengo, e Vitória Blanes, do Pinheiros, ambas de 19 anos, dobrou a participação feminina na categoria olímpica e contribuiu para diminuir ligeiramente a média de idade do grupo, de 29,6 para 29,2 anos.

O tempo pesou mais para os homens. Mesmo com a chegada de Guilherme Gomes (Botafogo), Evaldo Morais (União) William Giaretton (Flamengo) e Renato Azevedo (Vasco), todos abaixo de 25 anos, a média de idade da equipe masculina passou de 29,3 para 30,2 anos, com sete dos 15 atletas acima dos 30.

Dos dez remanescentes da equipe do ano passado, incluindo Fabiana Beltrame e Bianca Miarka, três têm menos de 30 anos: Diego Nazário (27) e Ailson Eráclito (26), do Botafogo, e Marcos Oliveira (25), do Vasco. O veterano é Anderson Nocetti, de 40, único remador brasileiro a disputar quatro Olimpíadas. Entre os novatos, o mais jovem é Guilherme Gomes, de 19, vice-campeão Sul-Americano Sub-23 no Single Skiff, em abril, e vencedor da Seletiva Nacional na categoria aberta, em janeiro.

O equilíbrio entre juventude e experiência aparece na composição de alguns dos barcos que atingiram o nível esperado pela Comissão Técnica da CBR durante a seletiva interna realizada no início de maio, no Rio: no Dois Sem, com os alvinegros Nocetti (40) e Ailson (26), e no Double Skiff, com Guilherme (19) e Emanuel (27), do Botafogo, e Ronaldo (39) e Evaldo (23), do União. A média de idade dos cinco convocados para o Quatro Sem é de 31 anos.

Caçulas da equipe, Beatriz Cardoso e Vitória Blanes, que este ano trocou o Paulistano pelo Pinheiros, foram ouro e prata noSingle Skiff Femininoico-camera3 no Campeonato Brasileiro Júnior do ano passado, no Rio de Janeiro, com Sophia Camara, convocada para os Jogos Olímpicos da Juventude, em terceiro. Outras sete remadoras foram chamadas pela CBR para participar do Festival Pan-Americano, em julho, no México, classificatório para os Jogos Pan-Americanos de 2015, no Canadá.

Campeão Brasileiro de Single Skiff nas categorias Júnior Aico-camera3Sub-23ico-camera3 e Sub-23 Peso-Leveico-camera3, em outubro passado, o alvinegro Uncas Tales, que completa 18 anos em outubro, fará companhia à rubro-negra Sophia nos Jogos da Juventude, na China, em agosto. Ele conquistou a vaga no masculino ao vencer a Regata de Qualificação disputada no Uruguai, em abril, quando foi campeão Sul-Americano Júnior, no Single Skiff e no Double Skiff.

A temporada internacional na Europa terá, em junho, na França, e julho, na Suíça, as duas últimas etapas da Copa do Mundo, iniciada em março, na Austrália, sem participação brasileira. Ano passado, Fabiana Beltrame conquistou bronze na Inglaterra e ouro na Suíça, no Single Skiff Peso-Leve Feminino. Além da Copa do Mundo, o verão europeu receberá três Mundiais: Sub-23, na Itália, no fim de julho, Júnior, na Alemanha e Sênior e Peso-Leve na Holanda, ambos em agosto.

Confira o calendário de competições

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional, Remo Nacional e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s