
Seletiva e Brasileiro de Barcos Curtos (1x e 2-)
A disputa por vagas na Seleção Brasileira de remo começa na próxima quarta-feira (11), na futura raia olímpica da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Mais de 150 atletas de nove estados estão inscritos nas provas em Single Skiff (1x) e Dois Sem (2-) da Seletiva Nacional, que servirão de eliminatórias para o Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos, no domingo (15).
Serão selecionados para compor a equipe nacional os melhores barcos segundo seu nível técnico, cujos critérios definidos pela Confederação Brasileira de Remo (CBR) consideram o percentual alcançado em relação aos tempos de referência, a diferença de tempo entre barcos na mesma bateria, e a categoria dos atletas e suas colocações dentro da mesma bateria.
O objetivo, segundo o Boletim Informativo 05 da CBR, é “ampliar o números de atletas na seleção brasileira de remo para categoria olímpica e selecionar atletas para formar a seleção nas cetegorias S23 e Juniores”. Entre as competições internacionais a serem disputadas em 2015 estão os Mundiais das três categorias, etapas da Copa do Mundo, Jogos Pan-Americanos, Universíade e Campeonato Sul-Americano.
Diante do alto número de pedidos de empréstimo de barcos, a Confederação definiu sua distribuição com base no ranking do último SNAR, dando prioridade aos remadores da seleção permanente. Da lista de beneficiados constam 25 atletas em Single Skiff e 14 guarnições de Dois Sem. Ao todo, há 110 candidatos às vagas em palamenta dupla (Single Skiff), sendo 73 homens (31 juniores e 42 seniores) e 37 mulheres (15 juniores, 22 seniores). O Dois Sem será disputado apenas no masculino, por 8 guarnições Júnior e 16 Sênior.
Entre os que poderão usar barcos da CBR estão 18 candidatos a vagas na equipe masculina, sendo quatro na categoria Sênior Peso-Leve, dois Sub-23 Peso-Leve, quatro Sub-23 e oito juniores, cujo Mundial será disputado no mesmo local, em agosto. Líder no ranking feminino, Fabiana Beltrame é a única atleta Sênior entre as sete mulheres, das quais quatro são Sub-23 (duas delas Peso-Leve) e duas são Júnior. Entre as guarnições masculinas de Dois Sem que usarão barcos emprestados, quatro são Júnior, quatro Sênior e seis Sênior Peso-Leve.
As provas da Seletiva serão disputadas pelo sistema FISA, com eliminatórias, repescagens, semifinais e finais. Segundo o Boletim complementar da CBR, os barcos “posicionados do primeiro ao sexto lugar serão agrupados em suas respectivas categorias para disputarem as finais do Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos”. O barco que tiver menos de três competidores em sua categoria será direcionado às finais da categoria etária acima.