A futura raia olímpica da Lagoa Rodrigo de Freitas recebe a elite do remo brasileiro a partir desta quinta-feira. Até domingo, 117 atletas de nove estados, representantes de 18 clubes (um avulso), remam por uma vaga nas seleções adulta e júnior para a disputa do Sul-Americano em abril, no mesmo local.
A competição segue o sistema FISA (Fédération Internationale des Sociétés d’Aviron), com eliminatórias, repescagem (ou quartas de final), semifinais e finais. São 16 baterias no primeiro dia, com a campeã Fabiana Beltrame logo na primeira das três do Single Skiff feminino, marcada para as 8h desta quinta-feira.
A partir das 9h10, em intervalos de 10 minutos, estão previstas seis baterias do Single Skiff masculino, com Anderson Nocetti, outro participante dos Jogos de Londres (sua quarta Olimpíada) na segunda.
A grande quantidade de inscritos (46 no total) levou a Confederação Brasileira de Remo (CBR) a separar os atletas Júnior em outras três baterias no fim do programa. Entre elas, estão programadas quatro baterias do Dois Sem masculino, envolvendo 44 atletas de todas as categorias, incluindo juniores, peso leve, sub-23 e “pesados”.
Na sexta-feira, também a partir das 8h, acontecem as provas de repescagem e quartas de final. Semifinais e finais ocorrem no sábado e domingo, no mesmo horário. A entrada é gratuita (mas o estacionamento é pago).