
Fabiana Beltrame rema na final A do Single Skiff PL
(foto: Clark)
Fabiana Beltrame é a única brasileira na briga por medalhas na segunda etapa da Copa do Mundo de Remo, este domingo, na Inglaterra. Ela volta à raia onde há um ano ficou em 13º no Double Skiff Peso Leve, com Luana Bartholo nos Jogos Olímpicos de Londres, para disputar a final A do Single Skiff PL feminino, às 5h55 (de Brasília). A prova é a mesma que Fabiana venceu na etapa da Alemanha, em 2011, o melhor resultado da história do remo brasileiro na competição.
A remadora catarinense ganhou sua eliminatória na sexta-feira em 7m54s85, o segundo melhor tempo do dia, atrás apenas da austríaca Michaela Taupe-Traer, vencedora da primeira bateria em 7m49s38. Além delas, a final terá Ruth Walczak (Grã-Bretanha), Leonie Pless (Alemanha), Claire Lambe (Irlanda) e Ka Man Lee (Hong Kong).
Antes da prova de Fabiana, Roque Zimmermann e Ronald Brito disputam a final B no Double Skiff PL masculino, às 5h34 (de Brasília). Às 5h48, a campeã sul-americana Bianca Miarka também rema a final B no Single Skiff feminino. Ailson Eráclito, que não participou da semifinal por motivos médicos, está fora da final B do Single Skiff PL, que tem o português Pedro Fraga, quinto lugar no Double Skiff PL nas Olimpíadas do ano passado, entre os favoritos na final A (às 6h05).
Neste sábado, Célio Amorim, João Kubit, Tiago Almeida e Marcos Oliveira venceram o duelo com os egípcios pelo sétimo lugar no 4 Sem PL Masculino (em 6m40s84), conquistando o primeiro ponto do Brasil na Copa do Mundo. Diego Nazário despediu-se da competição com o 16º lugar (7m48s86) na final C do Single Skiff PL.
Disputada desde 1997, a Copa do Mundo é uma competição anual, em três etapas, com os barcos nacionais acumulando de um a oito pontos (do sétimo ao primeiro lugar) em cada categoria. Ao final da temporada, o país com mais pontos é declarado Campeão Mundial. A Austrália, anfitriã da primeira etapa, em março (da qual o Brasil não participou), lidera a classificação com 81 pontos, contra 68 da Grã-Bretanha (campeã em 2012). A última etapa deste ano será em Lucerne, na Suíça, de 12 a 14 de julho.
Veja todos os resultados da Copa do Mundo em Eton.
Acompanhe as provas em tempo real no site da Fisa.