O Brasil está na Final A do Dois Sem masculino da Universíade de Kazan, na Rússia. Arthur Gola de Paula e Gabriel Moraes ficaram em segundo na repescagem 2 deste domingo, com o tempo de 7m05s96, e entram na briga por medalha nesta segunda-feira, às 11h20 (4h20 de Brasília). Após cruzarem os 1.000m em terceiro, os brasileiros ultrapassaram a dupla da Estônia na segunda metade da prova para garantir a vaga, atrás apenas dos ucranianos (6m59s01).
Vencedora de sua repescagem no sábado, Ana Luiza Pallassão ficou em quinto na segunda semifinal este domingo, com o tempo de 8m21s18, e disputa a Final B (do sétimo ao 12º lugar) no Single Skiff Peso Leve feminino, também nesta segunda-feira, às 9h51 (2h51 de Brasília), em prova com participação da paraguaia Gabriela Mosqueira.
Os três atletas do Pinheiros, de São Paulo, são os únicos representantes do remo dentre os 225 convocados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) para disputar 22 das 27 modalidades da competição, que vai até o próximo dia 17. Este domingo o país ganhou suas primeiras medalhas de ouro e bronze, ambas no judô, com Rochele Nunes, na categoria acima de 78kg, e Rafael Buzacarini, na até 100 Kg, respectivamente.
Em 1987, também no Dois Sem, os irmãos Ronaldo e Ricardo Carvalho conquistaram a prata na Universiade em Zagreb, na então Iuguslávia, a única medalha brasileira naquela edição dos Jogos. Na última, em 2011, na China, sem participação do remo, o Brasil ganhou 18 medalhas (2 ouros, 4 pratas, 12 bronzes), que garantiram a 23ª posição na classificação geral, o melhor resultado do país na história da Universíade.
Organizada desde 1959 pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), a Universíade, também chamada de Jogos Mundiais Universitários, reúne atletas entre 17 e 28 anos e este ano, pela primeira vez, tem provas em 27 esportes (13 obrigatórios e 14 opcionais, entre eles o remo), em 11 dias de competição.
Veja os resultados das provas de remo.
Parabéns… E boas provas nas finais A e B nesta segunda. Abs.