‘Visitantes’ decidiram o Brasileiro Júnior

Campeonato Brasileiro de Remo Junior

Gaúchos do União: ouro no Quatro Sem Jr.A
(Foto: Satiro Sodré/SSPress)

Os clubes de fora do Rio de Janeiro foram decisivos no Campeonato Brasileiro de Remo Júnior. Apesar do domínio carioca, os visitantes conquistaram três ouros (dois gaúchos e um capixaba), oito pratas e quatro bronzes que fizeram falta nas contas de Flamengo e Botafogo ao final da competição. Empatados com 61 pontos, os dois clubes foram declarados campeões pela CBR, após polêmica sobre o critério de desempate.

A confusão teria sido evitada se o Dois Sem Masculino Jr.Aico-camera3 do União, de Porto Alegre não tivesse enforcado na última remada, dando a vitória ao Botafogo após dominar toda a prova. Ou se o barco do Flamengo não tivesse perdido a largada do Dois Sem Feminino Jr.A ico-camera3, vencido com folga pelas gaúchas Barbara Deuschle e Luana de Souza, em duelo contra as alvinegras.

Aos 16 anos, Bárbara levou mais duas pratas na bagagem: no Skiff Jr.Bico-camera3 e no Double Skiff Jr.A ico-camera3, atrás do Flamengo em ambas. “Gostei muito da minha participação no campeonato”, disse ela ao site da CBR. “Treinei muito ao longo do ano e estou satisfeita com o resultado. Atuei em três provas e conquistei três medalhas, sendo um ouro e duas pratas. É de se comemorar.”

Todos os 12 remadores gaúchos que participaram da competição em sete barcos voltaram para casa com medalha. Além de Bárbara, o Quatro Sem Masculino Jr.A ico-camera3 também venceu, com um barco de vantagem sobre o Flamengo. “É um orgulho muito grande para o União conquistar esse título, por sermos de fora e tudo ser uma surpresa”, afirmou David Souza, de 17 anos, que ganhou sua terceira medalha em brasileiros.

Além de gaúchos e cariocas, apenas os capixabas Bernardo Fonseca e Hygor Almeida, do Saldanha da Gama, de Vitória, conquistaram o ouro, no Dois Sem Masculino Jr.Bico-camera3, a única Final disputada pelo clube. “No ano passado, acabei ficando com o segundo lugar”, lembrou Hygor Almeida. “Neste ano, vim mais confiante. Tive mais tempo para treinar e me dediquei bastante. Retorno para casa e vou batalhar para, no ano que vem, lutar por mais um ouro”, afirmou o remador de 16 anos.

Com uma medalha de prata, uma de bronze (no Four Skiff Feminino Jr.Aico-camera3) e um quarto lugar, o Náutico conquistou a quinta posição geral, com 10 pontos, ao lado do Saldanha da Gama. A prata veio no Skiff Masculino Jr.Aico-camera3, com Gabriel de Oliveira atrás apenas do campeão sul-americano da categoria, Uncas Tales, do Botafogo. “É maravilhoso ver o crescimento do estado de Pernambuco no remo. Acredito que estamos indo muito bem. E isso não pode parar”, afirmou Gabriel, de 17 anos.

A participação catarinense foi coroada com duas medalhas de prata. José Vitor e Pedro Morgado, do Aldo Luz, ficaram em segundo no Dois Sem Masculino Jr.B vencido pelo Saldanha, mesma posição de Guilherme Vieira e Ariel Mendes, do Francisco Martinelli, no  Double Skiff Masculino Jr.Aico-camera3.

Representantes dos dois clubes de São Paulo também subiram ao pódio. O Paulistano com a prata de Vitória Blanes no Skiff Feminino Jr.Aico-camera3, atrás apenas de Beatriz Cardoso, do Flamengo, quinta colocada no último Mundial da categoria, em agosto, e o Pinheiros com o bronze no Double Skiff Masculino Jr.A, atrás de Botafogo e Martinelli.

A guarnição da Federação do Espírito Santo também poderia ter decidido o título se resistisse mais alguns metros ao ataque do Flamengo no Oito Com Masculino Jr.Aico-camera3. O bronze conquistado pelo bico do barco rubro-negro garantiu os três pontos que empataram o campeonato, com os gaúchos do União ganhando sua quarta prata e terceiro lugar geral.

Ao todo, 26 clubes de 11 estados participaram do Campeonato Brasileiro de Remo Júnior, reunindo 210 atletas em 105 barcos nos dois dias de disputas na raia olímpica, numa prova da vitalidade do esporte além da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Confira o quadro de pontuação

Veja o resultado de todas as finais.

Fonte: Confederação Brasileira de Remo

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Nacional e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s