Nova geração do Chile domina competições sul-americanas

Só Uncas e David venceram os chilenos no Júnior (Foto: Federação Uruguaia de Remo)

Só Uncas e David venceram os chilenos no Júnior
(Foto: Federação Uruguaia de Remo)

Entre poucos brasileiros e muitos argentinos, os chilenos dominaram o Campeonato Sul-Americano de Remo Júnior e Sub-23, fim de semana passado, no Uruguai. Com 10 ouros, três pratas e um bronze, eles subiram ao pódio em todas as 14 provas que disputaram, e conquistaram o título das duas competições. Os argentinos foram os únicos a participar das 16 provas, mas venceram somente três, mesmo total de ouros do Brasil, que competiu em apenas sete barcos.

Não fossem Uncas Tales (Botafogo) e David Souza (União) no Double Skiff e os chilenos teriam vencido todas as finais de juniores. Os brasileiros completaram a prova de 1.000 metros em 3m00s70, menos de 1s à frente de Ignacio Abraham e Sérgio Lopez (3m01s48). Os anfitriões uruguaios chegaram ao pódio seis vezes (três pratas e três bronzes), uma a mais que os argentinos (duas pratas e três bronzes), com o Paraguai conquistando apenas uma medalha (prata) na categoria.

Uncas já havia quebrado a hegemonia chilena na Regata de Qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude, com a vitória no Single Skiff que garantiu a presença do Brasil na competição masculina. Nas outras três provas valendo vaga na China (Single Skiff feminino e Dois Sem, masculino e feminino), o ouro foi para o Chile, que deverá escolher qual barco enviar, já que cada país só pode inscrever uma guarnição masculina e outra feminina.

A equipe brasileira de Júnior remou mais duas provas no Sul-Americano, ambas no feminino, com o bronze de Sophia Camara Py (Flamengo) no Single Skiff, e o quarto lugar de Ruti Barreto (Botafogo) e Bárbara Santos (União), no Double Skiff. O país ficou sem representante em quatro disputas na categoria: Four Skiff (masculino e feminino), Quatro e Oito Com (ambas no masculino), todas vencidas pelo Chile.

O domínio chileno foi menor no Sub-23, com quatro ouros, duas pratas e um bronze em sete provas, duas a menos que os argentinos, que ganharam três ouros, quatro pratas e dois bronzes. O Brasil foi ao pódio em três das quatro provas que disputou, com ouro em duas: Dois Sem Peso-Leve masculino, com Felipe Soares e Marciel Souza (Botafogo); e Single Skiff Peso-Leve feminino, com Beatriz Cardoso (Flamengo). A prata veio com Guilherme Gomes (Botafogo), também no Single Skiff PL, atrás do chileno Nibaldo Ortiz.

Thiago Braga (Campos) e Augusto Scheffer (União) completaram a participação brasileira no Sub-23 com o quarto lugar no Double Skiff. A seleção não contou com Alternir Sartori e Victor Pereira (União), que remariam o Dois Sem masculino e não foram ao Uruguai por razões médicas.

 

Resultados do Campeonato Sul-Americano Júnior e Sub-23

Resultados da Regata de Qualificação

 

 © Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s