Mundial na Holanda tem 14 novos recordes em dois dias

Podio do 2xPL: dois recordes no Mundial (Foto: Detlev Seyb/FISA)

Podio do 2xPL: dois recordes no Mundial
(Foto: Detlev Seyb/FISA)

Ao todo 14 novos recordes mundiais foram estabelecidos em dois dias no Campeonato Mundial de Remo, na Holanda. Com vento a favor, nove marcas foram quebradas na sexta-feira e outras cinco neste sábado, entre semifinais e finais. Com quatro ouros e um bronze, a Nova Zelândia lidera o quadro de medalhas e está presente em quatro das sete finais A que encerra a competição no domingo.

O primeiro recorde a cair na raia de Bosbaan, em Amsterdam, foi o do Double Skiff Peso-Leve Masculino, com Stany Delayre e Jeremie Azou estreando em 6m08s64, no domingo passado. A nova marca durou apenas até este sábado, superada pelos sul-africanos James Thompson e John Smith, que conquistaram o ouro em 6m05s36, 0s09 à frente dos franceses (6m05s45).

Os neozelandeses registraram novos recordes mundiais em três das quatro provas que ganharam até agora. Na sexta-feira, o Dois Com Masculino (6m33s26) baixou em nove segundos a marca da Croácia (6m42s16) que durava desde 1994, e o Quatro Sem Feminino (6m14s36) foi 11 segundos mais rápido que as australianas (6m25s35) em 2006.

Também no feminino, Julia Edward trocou de parceira no Double Skiff Peso-Leve e venceu este sábado em 6m48s56, ao lado de Sophiel Mackenzie, baixando o tempo que estabelecera na Copa do Mundo de 2012 (6m49s43, com Louise Ayling. A única vitória neozelandesa sem recorde foi no Dois Sem Masculino, com Eric Murray e Hamish Bond ficando a menos de um segundo do próprio tempo de 6m08s50, obtido nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

As condições favoráveis do primeiro dia de finais contribuíram para os gregos registrarem um novo recorde no Four Skiff Peso-Leve após 22 anos, com a vitória em 5m42s75, superando o tempo da Itália em 1992 (5m45s18). Se perderam uma marca histórica, os italianos estabeleceram outra, com a vitória de Marcelo Miani no Single Skiff Peso-Leve Masculino, em 6m43s37, na prova em que o português Pedro Fraga ficou em sexto. Outro recorde de 20 anos a cair foi o do Dois Sem Peso-Leve Masculino, com a Suíça registrando 6m22s91, mais de três segundos abaixo do tempo da Irlanda em 1994.

O vento de sexta-feira ajudou a derrubar três recordes também nas semifinais. Os irmãos croatas Martin e Valent Sinkovic superaram a barreira dos seis minutos no Double Skiff Masculino, com a marca de 5m59s72,  e as australianas Olympia Aldersey e Sally Kehoe registraram 6m37s31 no Double Skiff Feminino. No Quatro Sem Peso-Leve Masculino, a Dinamarca classificou-se à final em 5m43s16, baixando o tempo do próprio país em 1999 (5m45s60).

País com mais medalhas no total (três ouros, quatro pratas e um bronze), a Grâ-Bretanha registrou novo recorde no Dois Sem Feminino (6m50s61), este sábado, e ficou 0s09 da marca estabelecida pelos ucranianos (5m32s26) no Four Skiff Masculino. As alemãs melhoraram seu próprio tempo de 2012 e venceram o Four Skiff Feminino em 6m06s84, enquanto as holandesas ganharam o Four Skiff Peso-Leve em 6m15s95, oito segundos mais rápidas que as chinesas de 2006.

A equipe brasileira se despediu da competição na sexta-feira, fechando a raia em duas provas no Peso-Leve Masculino. Com o quarto lugar na Final B do Four Skiff, Diego Nazário, William Giaretton, Evaldo Morais e Ronaldo Vargas terminaram em 10º no geral. Emanuel Borges e Guilherme Gomes ficaram em quinto na Final D, e acabaram em 23º lugar no Double Skiff. O melhor resultado do país foi o bronze dos para-remadores Josiane Lima e Michel Pessanha, no Double Skiff TA Mix, quinta-feira.

Site do Campeonato Mundial Sênior

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Mundial na Holanda tem 14 novos recordes em dois dias

  1. Guto Loureiro disse:

    Triste com os resultados do Brasil!! Onde nosso remo vai chegar??? As Olimpíadas estão aí!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s