Os cariocas, e brasileiros em geral, que se orgulham da tradição do remo na cidade e no país têm uma boa oportunidade de demonstrar isso ao mundo, e ainda conviver com os melhores atletas da atualidade. Desde quinta-feira estão abertas as inscrições para o programa de voluntários da Rio 2016, com 300 vagas específicas para especialistas em remo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Para participar é preciso ter 18 anos até 28 de fevereiro de 2016 e comprovar conhecimento sobre o esporte.
Os Voluntários Específicos do Esporte são a cara dos Jogos para os atletas visitantes e o principal contato deles com a cultura da modalidade no país que recebe a competição. Em 2012, nos Jogos de Londres, a maioria era de remadores que treinavam e competiam na raia de Eton Dorney, sede das provas de remo olímpico e paralímpico. No Rio, o convívio é a oportunidade de acompanhar de perto um padrão de competições inédito no país.
Segundo Colleen Orsmond, responsável pela organização do remo na Rio 2016, são bem-vindas todas as pessoas com alguma relação com o esporte, como atletas e ex-atletas, árbitros, técnicos, parentes de atletas e pessoal administrativo de clubes e federações. Sul-africana de 41 anos, com seis Mundiais e duas Olimpíadas na bagagem, ela trocou a gestão de eventos da Federação Internacional de Remo (FISA) pela tarefa de preparar a Lagoa Rodrigo de Freitas para receber os melhores 550 remadores do mundo.
O Programa de Voluntários oferece curso de inglês online, transporte público na cidade do Rio no período dos eventos, alimentação nos locais onde os voluntários estiverem alocados, uniforme completo, treinamento e certificado de participação. Em contrapartida, exige disponibilidade para participar do processo de seleção e treinamento e para trabalhar pelo menos 10 dias, consecutivos ou não, no período dos Jogos e nos eventos teste.
Para os voluntários específicos do remo, a responsabilidade de garantir que tudo funcione na Lagoa começa no Campeonato Mundial Júnior, entre 6 e 9 de agosto de 2015. Assim como nas Olimpíadas e Paralimpíadas, caberá a eles segurar os barcos no pontão de largada e ajudar os remadores a embarcar e desembarcar, além de outras funções nos bastidores da competição, como controles de acesso e suporte aos atletas nas áreas de aquecimento.
Quem quiser participar deve enviar um e-mail para colleen.orsmond@rio2016.comsolicitando o código do esporte, a ser incluído na ficha de inscrição, onde poderá fornecer uma lista de suas habilidades e qualificações relacionadas ao remo. Todos passarão por entrevista para avaliação dos conhecimentos específicos de cada modalidade. A inscrição deve ser feita no site www.rio2016.com.