Brasileiro é bi na 50º edição da ‘Head of the Charles’, nos EUA

Fabrizio: campeão no Oito Com Peso-Leve de Princeton (Foto: enviada pelo atleta)

Fabrizio: título no Oito Com Peso-Leve de Princeton
(Foto: enviada pelo atleta)

O paulista Fabrizio Giovannini Filho foi pela segunda vez consecutiva ao topo do pódio na tradicional Regata Head of the Charles, em Boston, nos Estados Unidos. Aluno da Universidade de Princeton, ele integrou a guarnição vencedora do Oito Com Peso-Leve Masculino na 50ª edição da competição, que este ano reuniu cerca de 10.500 atletas em 55 provas de várias classes de barcos e categorias, masculinas e femininas, fim de semana passado.

“É uma boa oportunidade de mostrar que o remo brasileiro está tendo bons resultados no exterior e que há bons remadores que não competem no Brasil mas que podem possivelmente participar e contribuir para o sucesso da seleção”, escreveu Fabrizio ao Remo em Voga, via Facebook. Aos 22 anos, ex-atleta do Paulistano, pelo qual foi bronze no Single Skiff Júnior B no Campeonato Brasileiro em 2008, ele está há cinco anos nos Estados Unidos, onde estuda economia, finanças e computação em Nova Jersey.

A equipe do brasileiro completou o percurso de 4,8km em 15m02s30, apenas dois segundo mais rápida que a guarnição local da Universidade de Harvard. Os atuais campeões americanos da Universidade de Cornell ficaram em terceiro na prova, que teve 16 barcos, incluindo um do Fenerbahce, da Turquia, em quinto lugar. Ao todo, representantes de 32 países participaram da competição, assistida por mais de 400.000 pessoas nas margens do rio Charles nos dois dias.

A principal prova da 50ª edição foi a Oito Com Masculino, com participação de dois Great Eights, vencida pela guarnição com os melhores remadores de Single Skiff do mundo: John Graves (EUA), Mahe Drysdale (NZL), Ondrej Synek (CZE), Olaf Tufte (NOR), Martin and Valent Sinkovic (CRO), Roel Braas (HOL) e Julien Bahain (CAN).

Eles terminaram mais de três segundos à frente do barco composto pelos melhores remadores de palamenta simples: Josh Dunkley-Smith (AUS), Olivier Siegelaar (HOL), Hamish Bond (NZL), Henrik Rummel (EUA), Richard Schmidt (ALE), Conlin McCabe (CAN), Francesco Fossi (ITA) e Jacob Barsoe (DIN). Harvard ficou em terceiro, à frente do barco da seleção americana.

A prova também teve presença brasileira, com Francisco Mendes no barco da Universidade Northeastern. Sexto lugar ano passado, a equipe ficou em 13º entre 36 participantes, oitavo no ranking das universidades americanas. Todas as provas são decididas no cronômetro, com os barcos largando cada um de uma vez, em intervalos de 15 segundos.

Nas disputas individuais, os nativos de Boston levaram vantagem, com campeão Mundial Sub-23,  Andrew Campbell, conquistando o Single Skiff Masculino para a Universidade de Cambridge, apesar de bater em um ganso durante o percurso. No Single Skiff Feminino o título ficou com Gevvie Stone, da mesma universidade.

Stone também venceu no Oito Com Feminino formado por algumas das melhores “singlistas” do mundo – ao lado de Kim Crow (AUS), Mirka Knapkova (CZE), Carling Zeeman (CAN), Chantal Achterberg (HOL), Sanita Puspure (IRL), Magdalena Lobnig (AUT) e Donata Vistartaite (LTU) –, que venceram com facilidade o barco da seleção americana, com a Universidade de Virgínia em terceiro.

Entre as participantes especiais da 50ª edição esteve D’Arcy MacMahon, de 75 anos, único sobrevivente dos três criadores da competição, que remou no mesmo barco usado em 1965. Também voltaram à “raia” os integrantes do Four Masculino da Penn AC Rowing Association, da Filadélfia, que derrotaram a guarnição local de Harvard na primeira edição e mantêm contato até hoje, numa prova de que as alegrias no remo sobrevivem ao tempo.

 

Resultados de todas as provas na Head of the Charles Regatta

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s