Vitória do Fla na festa de mais um bicampeonato alvinegro

8 Com alvinegro: vitória e bicampeonato estadual (Foto: Remo em Voga)

8 Com alvinegro: vitória e bicampeonato estadual
(Foto: Remo em Voga)

Foi uma festa democrática, com todos os clubes tendo o que comemorar na última etapa do Campeonato Estadual de Remo do Rio de Janeiro, este domingo, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Bicampeão Brasileiro Sênior e Júnior, o Botafogo conquistou também o bi estadual pela primeira vez em 117 anos da competição mais antiga do país, 60 pontos à frente do Flamengo ( 818 a 758), vencedor da 6ª Regata por uma diferença de dois pontos sobre o alvinegro (186 a 184). Terceiro na regata e no campeonato, o Vasco festejou o título nas categorias Máster e Aspirante.

A missão do Flamengo era difícil, mas a equipe da Gávea lutou até o fim. O rubro-negro venceu as duas primeiras provas do dia (Single Skiff Peso-Leveico-camera3 e Quatro Semico-camera3 masculinos) e reduziu a vantagem alvinegra no campeonato de 64 para 48 pontos, graças à pontuação dobrada nas categorias FISA. A resposta botafoguense veio no Quatro Com Júnior Aico-camera3, com o multicampeão Uncas Tales na voga, e na Yole 4x Infantilico-camera3, que conta pontos apenas para a regata.

O rubro-negro fez sua primeira dobradinha com Fabiana Beltrame e Carolina de Carvalho no Single Skiff Peso-Leve Femininoico-camera3, reduzindo a diferença no campeonato a 44 pontos, a menor no dia. Com três vitórias no Masculino (Four Skiff Júnior Bico-camera3, Double Skiff Peso-Leve e Four Skiff Sub-23ico-camera3), o alvinegro passou à frente pela única vez na regata, recuperando a vantagem inicial e praticamente garantindo o bi.

Nova dobradinha feminina no Single Skiff Júnior Aico-camera3 (atrás da convidada chinesa) devolveu a liderança da regata ao Flamengo, ampliada com a vitória no Single Skiff Infantilico-camera3, também no Feminino, única categoria conquistada pelo rubro-negro, com 286 pontos contra 153 do Botafogo. Campeão na categoria Aspirante, que não teve prova este domingo, o Vasco garantiu também o título na Máster, ao vencer no Four Skiff Máster Dico-camera3 (média de 50 anos ou mais), o único ouro cruz-maltino no dia.

O bi alvinegro foi assegurado com a vitória no Double Skiff Júnior Aico-camera3 , novamente com Uncas Tales a bordo. Ao chegar aos 786 pontos no campeonato, o alvinegro não poderia mais ser alcançado pelo Flamengo nas duas últimas provas, mesmo que não competisse. Mas a rivalidade e o espírito esportivo das duas equipes garantiram emoção ao público que foi ao Estádio de Remo – alvo de novo protesto da Federação de Remo do Rio (FRERJ) pelo respeito ao esporte e por um legado permanente após os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A vitória do Flamengo no Four Skiff Aberto Femininoico-camera3 garantiu matematicamente o título da Regata, mas a disputa no Oito Com Aberto Masculinoico-camera3, o barco mais tradicional do remo, mostrou que cada prova vale um título e todas as guarnição buscam a vitória até o fim, independentemente da pontuação na competição geral.

A vitória alvinegra – a sétima no dia, contra seis do Flamengo e uma do Vasco – coroou a conquista do bi construída ao longo da temporada. O Botafogo ganhou o título em seis das oito categorias do campeonato: Júnior A (até 18 anos) e B (até 16),  Peso-Leve, Sub-23, Peso-Leve Sub-23 e Aberta – além da Infantil, que assim como a Máster não conta para a classificação.

No outro lado da festa, o apertado título da regata premiou o esforço rubro-negro de remar até o fim, assim como fizeram as equipes do Vasco, do Rema Campos (que disputou cinco provas e terminou em quarto na regata e quinto no campeonato) e do Piraquê (que marcou seus únicos pontos na última prova da competição). Sinal de disputa acirrada em 2015. Os amigos do remo agradecem!

 

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Estadual e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s