O Botafogo está muito perto de quebrar mais um tabu histórico. Após o bicampeonato Brasileiro Sênior e Júnior, o clube pode conquistar pela primeira vez seu segundo título estadual consecutivo em 117 anos da competição esportiva mais antiga em disputa no país. Campeão em 2013 após 49 anos, o alvinegro lidera o Campeonato Estadual de Remo com 656 pontos, 64 a mais que o Flamengo, e pode garantir a “tríplice coroa” mesmo sem vencer a última regata do ano, este domingo, a partir de 9h, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Apesar de ter bem menos conquistas que Flamengo (47) e Vasco (46), o alvinegro é o único a ser campeão de remo em três séculos (1989, 1960-62-64 e 2013), e desde o ano passado domina as competições estaduais e nacionais. O clube já garantiu a taça nas categorias Júnior A (até 18 anos) e B (até 16), Sub-23 e Peso-Leve Sub-23, e basta ficar em segundo nas duas provas de cada no domingo para ganhar também na Peso-Leve e na Aberta.
Ao todo serão disputadas 14 provas na 6ª Regata, dez delas com pontuação dobrada por serem de categorias FISA. O Flamengo já garantiu o título no Feminino, que terá quatro provas, uma delas no Infantil, que não conta pontos para o Campeonato. Terceiro na competição, com 169 pontos, o Vasco conquistou a categoria Aspirante, que não corre no domingo, com 53 pontos contra 37 da Escola Naval.
Além da rivalidade local, as provas do Single Skiff Júnior A Feminino e do Double Skiff Júnior A Masculino terão a participação de barcos chineses, que buscam aclimatar-se à raia visando ao Campeonato Mundial da categoria no próximo ano, evento teste para a Olimpíada de 2016 no Rio. Como tem ocorrido nas últimas regatas, a FRERJ fará mais uma manifestação em defesa do Estádio de Remo e pelo legado dos Jogos para o esporte, antes da entrega das medalhas do Oito Com Masculino Aberto, a última prova do programa, prevista para começar às 11h55.
Lembre como foi a 5ª Regata