Prata de Fabiana garante medalha do remo no Pan

Fabiana: 2º prata no Single Skiff Peso-Leve (Foto: reprodução Facebook)

Fabiana: 2º prata no Single Skiff Peso-Leve
(Foto: reprodução Facebook)

Fabiana Beltrame manteve a tradição de pódio do remo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos, mas não encerrou o jejum de ouro do país na competição. Pela segunda vez consecutiva, a catarinense ganhou medalha de prata no Single Skiff Peso-Leve Feminino, esta quarta-feira, em Toronto, no Canadá. Aos 33 anos, a brasileira completou o percurso de 2.000 metros em 8m54s36, 5s17 atrás da americana Mary Jones, quatro anos mais nova, que venceu em 8m49s19.

“Infelizmente não veio o tão esperado ouro, mas temos que aprender com os próprios erros e tentar melhorar para a próxima”, publicou Fabiana em sua página oficial no Facebook. Melhor remadora brasileira da história, ela agradeceu o carinho e a torcida. “Ninguém chega a nenhum lugar sozinho e eu tenho sorte de ter muitas pessoas boas ao meu redor, que me motivam a treinar e melhorar a cada dia para trazer alegrias para o nosso país”, escreveu.

Fabiana cruzou os primeiros 500 metros em quarto lugar, pouco à frente de Mary Jones, e chegou à metade da raia atrás apenas da mexicana Kenia Lechuga, que liderava desde o início. A americana ultrapassou as duas no terceiro quarto da prova e abriu vantagem para a brasileira nos 500 metros finais. A argentina Lucia Palermo ganhou o bronze (9m01s16), superando a mexicana Lechuca (9m01s42), a canadense Liz Fenje (9m11s22) e a cubana Yislena Hernandez (9m20s97).

“Torci e gostaria demais desse ouro. Seria bom pra todos. Para ela, para o remo em si”, avaliou Ronaldo Carvalho, que comentou a prova de Fabiana para o canal Sportv. Último remador brasileiro a ir ao topo do pódio nos Jogos Pan-Americanos, com o irmão Ricardo no Dois Sem bicampeão em 1983-87, Ronaldo valorizou a atleta. “Tenho certeza de que ela deu seu sangue nessa conquista, mas esporte tem dessas coisas. O ouro talvez mascarasse os outros resultados da equipe em si, que foram muito fracos. Alguma coisa não anda bem, mas o quê?”

Os brasileiros se despediram em outras três provas esta quarta-feira. Gabriel Campos ficou em quinto na Final B do Single Skiff Masculino (9m02s94), atrás dos barcos de Paraguai (8m09s37), Peru (8m14s28), Uruguai (8m21s08) e El Salvador (8m32s26). O Four Skiff Feminino também fechou a raia na Final A (7m32s88), superado por canadenses (7m07s63), americanas (7m16s26), argentinas (7m18s09), cubanas (7m27s56) e chilenas (7m31s30).

Na última prova do dia, o Oito Com Masculino também ficou em quinto lugar (6m34s10) na vitória do Canadá (6m07s01), com Argentina em segundo (6m10s08), Estados Unidos em terceiro (6m12s64) e Cuba em quarto (6m14s00). Os anfitriões dominaram a modalidade com 11 medalhas em 14 disputas, sendo oito de ouro, uma de prata e duas de bronze. Os americanos ganharam nove (2 ouros, 5 pratas e 2 bronzes) e ficaram em segundo, com duas pratas a mais que os cubanos.

A medalha de Fabiana foi a única do Brasil, que terminou atrás também de Argentina (1 ouro, 2 pratas, 5 bronzes), Chile (1 ouro, 1 prata, 2 bronzes) e México (1 ouro e 1 bronze). Desde a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos, em 1951, os remadores brasileiros só não subiram ao pódio em 1955, na Cidade do México, tendo agora 43 medalhas, sendo 8 de ouro, 21 de prata e 14 de bronze, em todas as classes de barcos.

Vídeo da prova de Fabiana Beltrame em transmissão da TV argentina ico-camera3

Resultados de quarta-feira
Quadro de medalhas
Medalhistas por prova
Resultados de todas as provas
Site oficial

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s