A catarinense Fabiana Beltrame estreou com vitória no Campeonato Mundial de Remo, em Chungju, na Coreia do Sul. Ela venceu de ponta a ponta a última das quatro baterias no Single Skiff Peso Leve Feminino, este sábado à noite, no horário de Brasília, com o tempo de 7m59s03, mais de 5s à frente da neozelandesa Louise Ayling. As duas estão classificadas para as semifinais A/B, na próxima quinta-feira.
Na outra estreia brasileira, Diego Nazário e Ailson Eráclito ficaram em quarto lugar na primeira bateria do Double Skiff Peso Leve Masculino, em 7m05s33, e disputam a repescagem na terça-feira (segunda à noite no Brasil).
Com diferença de 12 horas no fuso horário, o Quatro Sem Peso Leve Masculino (com Célio Amorim, Marcos Oliveira, Thiago Almeida e Willian Giaretton) começa a briga por uma vaga nas semifinais A/B às 23h45 deste domingo (horário de Brasília), na disputa por duas vagas diretas contra barcos da África do Sul, República Tcheca, Espanha, Holanda e Itália.
A campeã sul-americana Bianca Miarka estreia no Single Skiff Aberto Feminino à 0h48 de segunda-feira, enfrentando representantes dos Estados Unidos, Áustria, Índia, Rússia e Coreia do Sul. Às 2h40 é a vez de Cláudia Santos no Single Skiff AS Feminino – para atletas que utilizam apenas os braços – mesmo barco de Luciano Luna no Masculino, às 3h10.
Com 948 remadores de 73 países, divididos em 384 barcos de 27 classes, o Mundial de Remo deste ano é o maior da história, superando o recorde de 68 países registrado em Bled, na Eslovênia, em 2011, quando Fabiana foi campeã no Singls Skiff PL, a maior vitória do remo brasileiro. As provas vão até domingo e, a partir de quinta-feira, poderão ser acompanhadas ao vivo no site oficial da competição.
Veja a programação do segundo dia.