Raia da USP recebe 110 candidatos à Seleção Brasileira

Raia USP - Rozilene Xavier

Atletas treinam na raia da USP para a Seletiva
(Foto: Rozilene Xavier)

Os remadores do Rio invadiram a raia paulistana. Com 52 dos 110 atletas inscritos na Seletiva Nacional, a delegação dos clubes cariocas começou a chegar a São Paulo na terça-feira e desde o dia seguinte já treina na raia da USP, local das mais de 60 provas em Single Skiff (1x) e Dois Sem (2-), masculino e feminino, que de sexta-feira a domingo definirão a equipe brasileira para a temporada 2014.

Botafogo (28) e Flamengo (20) são os clubes com mais candidatos a uma vaga na Seleção, seguidos dos gaúchos do União (14) – um reflexo da classificação no último Campeonato Brasileiro Sênior. O catarinense Francisco Martinelli tem oito representantes, mesmo número dos anfitriões paulistas do Pinheiros e da soma dos capixabas do Saldanha da Gama (5) e do Álvares Cabral (3). O Pará tem quatro remadores; a Bahia tem três; Pernambuco e Rio Grande do Norte, apenas um cada.

Quem desembarcou cedo em São Paulo pôde se adaptar à raia, ao lado do Rio Pinheiros, no campus da Universidade de São Paulo. As carretas com os barcos dos clubes de outros estados e os emprestados pela CBR chegaram no prazo, e muitos atletas já treinaram na manhã de quarta-feira. Alguns reclamaram da falta de informações sobre a data de início das provas e, à tarde, a CBR divulgou uma programação provisória – alterada no Congresso Técnico realizado no fim da tarde de quinta-feira, quando foram ratificadas as inscrições em cada prova e fechada a programação até domingo.

A campeã Mundial Fabiana Beltrame, que disputou as últimas três Olimpíadas, pediu paciência:  “Na Copa do Mundo, a FISA (Federação Internacional de Remo) só chega na quinta-feira, pra começar na sexta também. Não quero defender ninguém, sei que ainda tem muita desorganização, mas devemos nos unir para tentar ajudar nesse processo”, escreveu Fabiana em um grupo aberto no Facebook.

O objetivo da CBR é pré-selecionar até 71 barcos (23 Olímpicos, 30 Sub-23 e 18 Juniores) com os remadores que obtiverem os melhores resultados nas diferentes categorias, considerando o percentual alcançado pelos barcos comparativamente aos tempos de referência, a diferença de tempo entre os barcos na mesma bateria e a categoria dos atletas e suas colocações dentro da mesma bateria.

“Queremos expandir a Seleção Brasileira, porque o grupo não pode ficar confortável, eles precisam de mais desafios”, explicou o presidente da CBR, Edson Pereira. “É uma disputa muito saudável, na qual definimos bem os atletas que estão no nível da Seleção. Todo remador bem ranqueado pode ser chamado em algum momento para compor a equipe”, afirmou.

A chance de participar das competições internacionais previstas para este ano, a começar pelos Jogos Sul-Americanos no Chile, em março, estimulou 48 remadores a se inscreverem na prova do Single Skiff Masculino, o que levou a CBR a separar 15 juniores (até 18 anos) em três baterias e distribuir os demais 33 atletas (incluindo Peso Leve e Sub-23) em seis eliminatórias.

Outros 40 remadores, incluindo cinco juniores, compõem os 20 barcos inscritos no Dois Sem Masculino, divididos em quatro eliminatórias sem distinção de peso ou idade entre os participantes. A renovação entre as mulheres é ainda maior, com metade das 22 inscritas tendo menos de 18 anos, entre elas as duas duplas do Botafogo que disputarão um duelo alvinegro sem concorrentes no Dois Sem Feminino.

A divulgação dos pré-selecionados será feita entre 28 e 31 de janeiro e os convocados deverão apresentar-se à CBR em 10 de fevereiro para  juntar-se aos 12 integrantes da Seleção convocados em novembro, com base na Seletiva de 2013. A temporada internacional inclui os Mundiais de Júnior, S-23 e Sênior, etapas da Copa do Mundo, Universíade, regata de qualificação para os Jogos Olímpicos da Juventude, regata internacional de Juniores e o Campeonato Sul-Americano de Remo, último evento do ano, em novembro, no Peru.

Boletim CBR – Programação
Lista de partida nominal – Eliminatórias (sexta-feira)

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Nacional e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s