Fabiana Beltrame é, mais uma vez, a principal esperança de vitória brasileira nas provas de remo nos X Jogos Sul-Americanos, este fim de semana na raia da Lagoa Curauma, no Chile. Atleta do Flamengo, a catarinense de 31 anos disputa as duas provas femininas da competição: Single Skiff Peso-Leve, este sábado, às 10h40, e Single Skiff aberto, no domingo, às 10h20.
“Apesar de ser minha primeira prova no ano, eu estou pensando é no pódio”, afirmou Fabiana ao jornal O Globo, antes de viajar para o Chile. Campeã Mundial Peso-Leve em 2011, ela é favorita na prova deste sábado, que terá raia cheia, com participação da paraguaia Gabriela Mosquera, remadora do Botafogo.
Dona de dois ouros (2002 e 2010), três pratas (uma em 2002 e duas em 2010) e um bronze (2006), Fabiana pode chegar à sua oitava medalha na competição. No domingo, ela disputa o Single Skiff aberto contra a argentina Gabriela Best, prata na prova vencida pela brasileira Bianca Miarka no Campeonato Sul-Americano do ano passado, no Rio de Janeiro, no qual ganhou três medalhas de ouro.
Com o cancelamento do Quatro Sem Peso-Leve, o Brasil estará em três das cinco finais do masculino. No sábado, os alvinegros Diego Nazário e Guilherme Gomes abrem o programa às 10h20 no Double Skiff Peso-Leve. Eles garantiram vaga nesta sexta-feira, com o quarto lugar na repescagem, após ficarem em segundo na eliminatória. Às 11h, Anderson Nocetti (do Botafogo) e Ricardo Bruggmann (sem clube) disputam o Dois Sem Masculino.
Além da segunda prova de Fabiana, no domingo o Brasil rema por medalha no Quatro Sem Masculino, com Allan Bitencourt , Altenir Sartori, Leandro Tozzo e Victor Pereira, todos do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre (RS).
Atuais campeões continentais, os argentinos são os principais adversários dos brasileiros, ao lado dos anfitriões chilenos. Além deles, apenas a Venezuela tem atletas em todas as provas. O Peru participa de seis, o Brasil de cinco, o Paraguai de três, o Uruguai de duas e o Equador de uma.
Site oficial dos X Jogos Sul-Americanos