Uncas Tales está cada vez mais perto dos Jogos Olímpicos da Juventude, em agosto, na China. O remador do Botafogo venceu a segunda Semifinal A/B da Regata Continental de Qualificação, esta quinta-feira, no Uruguai, e precisa subir ao pódio na Final A do Single Skiff Júnior, sexta-feira, às 9h20, para garantir uma vaga em Nanjing. Ele venceu com o melhor tempo (3m2544) na distância de 1.000 metros no lago La Botavara, mais rápido que o argentino Joel Rabel (3m26s68), ganhador da primeira semifinal.
O Brasil rema em outras duas finais esta sexta-feira, ambas no Dois Sem, com Raphael dos Santos e Alef Fontoura, do União de Porto Alegre, no masculino, às 9h50, e Carolyn Oliveira e Gabrielle dos Santos, do Botafogo, no feminino, às 10h. Como cada país pode inscrever nos Jogos da Juventude apenas um barco no masculino e no feminino, caso vençam suas provas e conquistem as únicas vagas em disputa, caberá à CBR definir qual barco irá participar, se Uncas também ganhar uma das três vagas no Single Skiff. Neste caso, o segundo lugar continental ocupa a vaga sobrante.
O Brasil garantiu presença na competição feminina dos Jogos com o quinto lugar de Beatriz Cardoso no Campeonato Mundial Júnior, ano passado, na Lituânia. Ao todo, 45 países já conquistaram vaga em Nanjing, com 20 países nas provas de Single Skiff e 11 nas de Dois Sem. Até agora o Brasil é o único sul-americano classificado, e pode se tornar o 18º país a disputar no masculino e no feminino, caso Uncas ou a dupla gaucha conquistem a vaga.
Resultados da Regata de Qualificação