Um mês após estrear na Copa do Mundo, a dupla Fabiana Beltrame e Beatriz Cardoso ganhou sua primeira medalha de ouro este sábado, no Festival Pan-Americano, na Cidade do México. Elas venceram no Double Skiff Peso-Leve em 7m15s66, à frente de argentinas (7m17s94) e cubanas (7m18s38), após ficarem com o bronze no mesmo barco na categoria aberta, de manhã, quando conquistaram a sétima vaga do Brasil nos Jogos de Toronto, no Canadá, em 2015.
Nas outras provas matinais, Diego Nazário e Willian Giaretton, também com vaga nos Jogos assegurada antecipadamente, ficaram em quarto no Double Skiff. O Dois Sem feminino e o Quatro Sem masculino terminaram suas provas em sexto, e não se classificaram para Toronto.
À tarde, Guilherme Gomes e Emanuel Borges, no Double Skiff Peso-Leve, e Ailson Eráclito, no Single Skiff, ficaram em sétimo lugar, sentindo o esforço da véspera, quando garantiram a vaga nos Jogos. Ailson volta a remar este domingo, em busca de uma das cinco vagas em Toronto no Dois Sem masculino, ao lado de Anderson Nocetti.
O Brasil ainda disputa outras cinco finais no último dia do remo no Festival Pan-Americano. O Quatro Sem Peso-Leve e Four Skiff masculinos remam por uma entre cinco e quatro vagas, respectivamente, enquanto o Four Skiff feminino terá que chegar ao pódio para ir ao Canadá.
As outras duas provas são no Single Skiff feminino, com Beatriz Cardoso e Yanka Britto remando por medalha nas categorias Peso-Leve e aberta, respectivamente, já que a vaga nos Jogos foi conquistada ao chegarem na Final A. Até agora o país já garantiu sete barcos em Toronto.
Cuba lidera o quadro de medalhas do remo no Festival Pan-Americano, com quatro ouros, uma prata e um bronze. O México está em segundo (1 ouro, 2 pratas e 1 bronze), à frente da Argentina (1 ouro e 1 prata). O Brasil está em quarto, com 1 ouro e 1 bronze, seguido de Canadá (3 pratas e 2 bronzes) e do Chile (2 bronzes).
Fonte: Confederação Brasileira de Remo e Festival Desportivo Pan-Americano
