O Campeonato Brasileiro Sênior de Remo começa esta quinta-feira, em São Paulo, com menos provas do que o previsto. Por não terem o mínimo de três barcos confirmados, foram canceladas as disputas no Double Skiff Peso-Leve e Aberto e no Oito Com femininos. As demais 20 provas estão confirmadas, sete delas com eliminatórias nesta quinta e sexta-feiras.
Antes mesmo de seguir para São Paulo, o Botafogo avisara que não participaria do Oito Com Feminino. A decisão de dividir um ônibus com o Flamengo já indicava uma redução na equipe do alvinegro, que inscrevera duas guarnições em quase todas as provas. Com a ausência do Sport Recife no Double Skiff Peso-Leve, e do Vasco na Aberta, o Botafogo também retirou seus barcos, inviabilizando as duas provas.
O cancelamento revoltou Fabiana Beltrame, principal nome do remo nacional, que disputaria ambas e se disse envergonhada. “Viemos para o Campeonato Brasileiro, com inscrições em todas as provas e quando chegamos aqui, pessoas que não se importam com o esporte, mas só querem ganhar a qualquer custo, retiraram várias inscrições de provas que não tinham vitória garantida. Estou muito triste, frustrada, desiludida…”, escreveu em sua página no Facebook.
Mesmo assim, a campeã Mundial em 2011 estreia esta quinta-feira na raia da USP, na segunda eliminatória do Single Skiff Peso-Leve Feminino, às 9h15, contra remadoras do Botafogo, São Salvador (BA) e Saldanha da Gama (ES). Ela volta a remar na sexta-feira, às 9h45, no Single Skiff da categoria aberta, em bateria que terá Bianca Miarka, do Botafogo, e barcos de Asbac (DF), Saldanha da Gama e São Salvador.
Além das duas provas individuais femininas, haverá cinco eliminatórias no masculino. Companheiros no Four Skiff Peso-Leve brasileiro que participou do Mundial na Holanda, em agosto, Evaldo Becker, do União (RS), e Diego Nazário, do Botafogo, se enfrentam na segunda bateria do Single Skiff Peso-Leve, às 9h45, com barcos do União (RN), Remo (PA) e Loureiro (RJ).
Sétimo lugar nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China, o alvinegro Uncas Tales também está em duas eliminatórias. Ele rema no Single Skiff Sub-23 Peso-Leve, às 10h desta quinta-feira, e no mesmo barco na categoria Sub-23 aberta, às 10h30 de sexta-feira, dia das outras disputas por vaga nas finais masculinas: no Dois Sem Aberta (às 9h e 9h15), e no Doube Skiff Peso-Leve (10h e 10h15).
Eliminatórias de quinta-feira (25/9)
Eliminatórias de sexta-feira (26/9)