Ainda não foi desta vez que Steve Hiestand avançou às semifinais da Copa do Mundo. Após estrear em quarto lugar na sexta-feira, o único representante do Brasil na competição ficou em terceiro na repescagem e se despediu em quinto na Final C do Single Skiff Masculino, este sábado, na terceira e última etapa da competição, em Lucerna, na Suíça. Com o resultado, ele terminou em 17º no geral, uma posição abaixo da conquistada na etapa anterior, em junho, na Itália.
O Brasil não chega à Final B da prova desde 2011, com o 10º lugar geral de Anderson Nocetti na etapa de Hamburgo. Brasileiro com mais participações na Copa do Mundo, Nocetti disputou o Single Skiff em sete etapas, com mais três finais B, ficando em 11º (2004 e 2008) e 12º (2000). O melhor resultado do país é o nono lugar de Marcellus Marcili em 1998, na Alemanha, em etapa que teve o norueguês Olaf Tufte em quarto.
Aos 39 anos, bicampeão Olímpico (2004 e 2008) e duas vezes campeão Mundial (2001 e 2003), Tufte venceu a final disputada por Steve este sábado, com o tempo de 7m05s16, à frente do alemão Patrick Leineweber (7m05s33), do neozelandês Thomas Giacomo (7m08s70) e do americano Kenneth Jurkowsli (7m09s33). O brasileiro, de 30 anos, que também tem nacionalidade suíça, completou a prova em 7m10s78, à frente do indonésio Memo Memo (7m17s67).
A Copa do Mundo de Remo é uma competição anual disputada desde 1997, com os barcos nacionais acumulando de um a oito pontos (do sétimo ao primeiro lugar) em cada prova das três etapas. A última vez em que o Brasil pontuou na competição foi em 2013, com a vitória de Célio Amorim, João Kubit, Tiago Almeida e Marcos Oliveira no duelo com os egípcios pelo sétimo lugar no 4 Sem Peso-Leve Masculino
A etapa de Lucerna reúne 675 remadores de 48 países, distribuídos em 269 barcos. Com 79 pontos acumulados, a Alemanha lidera a competição, à frente de chineses e britânicos, empatados em segundo lugar com 61 pontos.