Steve Hiestand vai remar em casa este fim de semana. Ele é o único representante do Brasil na terceira e última etapa da Copa do Mundo de Remo, em Lucerna, na Suíça, próximo da cidade onde mora. Nascido em São Paulo há 30 anos, com nacionalidade suíço-brasileira, Steve disputa pela terceira vez a competição no Single Skiff Masculino, em que foi 25º ano passado, também em Lucerna, e 16º na 2ª etapa deste ano, em junho, na Itália.
Seu melhor resultado internacional foi o bronze na Regata Internacional de Bled, na Eslovênia, em maio, que antecedeu a 1ª Etapa da Copa, da qual não participou por não ter atingido o índice técnico estabelecido pela CBR. Remando pelo Clube de Regatas Loureiro (RJ), Steve ficou em segundo no Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos, em março passado, no Rio de Janeiro, na prova vencida por Gabriel Campos, do Corinthians – que está com o restante da Seleção nos Jogos Pan-Americanos em Toronto, no Canadá.
O brasileiro estreia esta sexta-feira, às 12h10 (7h10 pelo horário de Brasília), contra barcos de Vanuatu, Indonésia, Bielorrússia, Lituânia e Alemanha, em prova com 21 inscritos, incluindo o neozelandês Mahe Drysdale, campeão olímpico em 2012 e cinco vezes campeão mundial (2005, 2006, 2007, 2009 e 2011). Apenas o primeiro de cada bateria passa direto às semifinais A/B, com os restantes disputando a repescagem.
A Copa do Mundo de Remo é uma competição anual disputada desde 1997, com os barcos nacionais acumulando de um a oito pontos (do sétimo ao primeiro lugar) em cada prova das três etapas. A última vez em que o Brasil pontuou na competição foi em 2013, com a vitória de Célio Amorim, João Kubit, Tiago Almeida e Marcos Oliveira no duelo com os egípcios pelo sétimo lugar no 4 Sem Peso-Leve Masculino
A etapa de Lucerna reúne 675 remadores de 48 países, distribuídos em 269 barcos. A Alemanha lidera a competição com 79 pontos, com chineses e britânicos empatados em segundo lugar, com 61 pontos.
Lista de partida de sexta-feira