Em sua primeira competição internacional pelo Brasil, o paulistano Steve Hiestand despediu-se da Copa do Mundo com vitória este sábado, em Lucerne, na Suíça. Fora das quartas de final apesar de ter feito o décimo melhor tempo (7m09s88) nas eliminatórias de sexta-feira, quando ficou em quinto em sua bateria, Steve ganhou a Final E do Single Skiff Masculino em 7m15s16, 16 centésimos à frente do alemão Andre Sieber (7m15s32), terminando a 3ª Etapa em 25º lugar.
O brasileiro, que também tem nacionalidade suíça, assumiu a liderança antes da metade da prova, superando o croata Mario Veric, e resistiu à pressão do alemão, que tirou três segundos de diferença nos 500 metros finais. O israelense Oleg Gonorovski ficou em terceiro (7m22s19), à frentes dos barcos de Croácia (7m23s85), Áustria (7m30s01) e Indonésia (7m33s72).
Aos 29 anos, Steve mora perto de Zurich, na Suíça, o que facilitou sua participação. Em 2013, ele remou no Campeonato Brasileiro pelo Clube de Regatas Loureiro, do Rio de Janeiro, e ficou em terceiro no Single Skiff Masculino Sênior, atrás do argentino Cristian Rosso (finalista olímpico em 2012), e do gaúcho Denis Araújo, do GPA. Em janeiro deste ano, participou da Seletiva Nacional, em São Paulo, sendo superado apenas por Guilherme Gomes, do Botafogo, que está no México para o Festival Pan-Americano, na disputa por vagas nos Jogos de Toronto, em 2015.
A 3ª Etapa da Copa do Mundo termina este domingo, com as Finais A e B das 14 provas que contam pontos para a competição, disputada anualmente desde 1997. Anfitriã e vencedora da 1ª Etapa, em março, a Austrália lidera a classificação com 91 pontos, dez a mais que a Nova Zelândia. Atuais bicampeões, os britânicos não participaram da abertura da temporada mas venceram a 2ª Etapa e assumiram a terceira posição, com 62 pontos.
Confira os resultados da 3ª Etapa da Copa do Mundo