Brasil se despede do Mundial Júnior de olho no futuro

Four Skiff Masculino: 9º no Mundial Júnior (Foto: Vicente Leal/Remo em Voga)

Four Skiff Masculino: 9º no Mundial Júnior
(Foto: Vicente Leal/Remo em Voga)

Como bom anfitrião, o Brasil ficou até o fim da festa. Mas deu trabalho aos visitantes e despediu-se com um terceiro e um quinto lugar nas Finais B do Campeonato Mundial Júnior de Remo, este sábado, no Four Skiff Masculino e no Double Skiff Feminino, respectivamente, terminando em 9º e 11º na classificação geral. Nas demais provas, os brasileiros terminaram em 21º no Single Skiff, 7º no Oito Com e 13º no Dois Sem Masculinos, e 13º no Four Skiff Feminino, com os três últimos fechando a raia em suas duas passagens pela Lagoa.

“A qualificação para a final B mostrou o potencial que nossos jovens atletas possuem”, avaliou Marcello Varriale, coordenador da CBR para a categoria. A opinião é compartilhada por Júlio Soares, técnico da seleção olímpica, que considerou positiva a presença de dois barcos do Brasil entre os 12 semifinalistas. “É um sinal de que estamos no caminho certo. Precisamos de mais barcos em Finais B”, afirmou Júlio.

Para Marcello, o grupo “atingiu os objetivos propostos para as jovens guarnições, nesta que foi a maior delegação brasileira em um Mundial Júnior”. Segundo ele, o fato de remar em casa deu à equipe a responsabilidade de “utilizar essa grande oportunidade para trazer experiência, envolvendo a maior quantidade possível de atletas e treinadores”, para formar barcos de referência e de desenvolvimento com atletas “comprometidos e buscando evolução contínua durante a temporada”.

O melhor resultado foi do Four Skiff Masculino, com Anderson Vecchia, Bernardo Boggian, Daniel Afonso e Lucas Verthein, nono lugar entre 20 inscritos. Após vencerem a bateria de estreia e ficarem em quarto na semifinal, eles se despediram em terceiro na Final B, em 6m1367, atrás de Canadá (6m09s39) e Hungria (6m10s51).

Os brasileiros mantiveram-se em terceiro na primeira metade da prova, foram ultrapassados pelos húngaros no terceiro quarto e conseguiram superar nos últimos 500 metros o barco russo, que largara na ponta e terminou em quarto (6m14s04), à frente de Dinamarca (6m18s61) e Turquia (6m21s39).

“O Four Skiff Masculino fez excelentes provas. A vitória na eliminatória já demonstrou que o Brasil possui uma base forte no Masculino. A vaga para a Final A foi perdida por uma posição, em uma dura prova”, avaliou Marcello, destacando que três remadores desta formação (Bernardo, Daniel e Lucas) ainda serão juniores em 2016. “O Mundial do próximo ano tem grande perspectiva de bom resultado.”

No Double Skiff Feminino, Milena Viana e Isabelle Falck repetiram a posição de Beatriz Cardoso e Gabriela Salles na prova em 2011, a primeira participação brasileira no Feminino. Elas ficaram em quinto na Final B, este sábado, com o tempo de 7m37s65, atrás de Estados Unidos (7m22s99), África do Sul (7m28s98), Noruega (7m34s58) e China (7m34s72), superando na segunda metade da prova as eslovacas (7m46s72), para terminar em 11º entre 18 participantes.

“O Double Skiff Feminino foi sempre competitivo e melhorou durante as duras provas”, disse Marcello, ressaltando que Milena tem mais um ano na categoria Júnior, e “Isabelle será um grande reforço à categoria Peso Leve feminino em 2016”.

Quadro de medalhas
Resultados Finais A e B
Posições por país
Site oficial

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional, Remo Nacional e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Brasil se despede do Mundial Júnior de olho no futuro

  1. Pingback: LUCAS VERTHEIN GANHA BRONZE HISTÓRICO NO MUNDIAL JUNIOR DE REMO HOLANDA 2016

  2. Pingback: LUCAS VERTHEIN VENCE COM O MELHOR TEMPO NO SINGLE SKIFF JUNIOR HOLANDA 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s