Mundial pré-olímpico tem recorde de inscritos e 13 brasileiros

Mundial volta ao lago Aiguebelette, na França (Foto: FISA)

Mundial volta ao lago de Aiguebelette, na França
(Foto: FISA)

O Brasil tem sete barcos inscritos no maior Campeonato Mundial de Remo de todos os tempos, em Aiguebelette, na França. A partir deste domingo, 1.291 atletas de 77 países disputam não apenas o título mundial em 27 classes de barco, mas também 129 vagas na Olimpíada e 64 na Paralimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. O país sede dos próximos Jogos está representado em duas das 14 provas olímpicas, quatro em cinco paralímpicas, e uma nas oito não-olímpicas.

Campeã Mundial em 2011, a catarinense Fabiana Beltrame, de 33 anos, volta a remar no Single Skiff Peso-Leve Feminino, que tem 22 barcos inscritos mas não integra o programa dos Jogos Olímpicos. Já os gaúchos Vinícius Delazeri e Victor Ruzicki, ambos de 20 anos, têm 26 adversários para 11 vagas em disputa no Dois Sem Masculino, no qual ficaram em 9º lugar no Mundial Sub-23, em julho.

No Single Skiff, em que o Brasil tem vaga garantida na Rio 2016 caso não classifique outro barco masculino (assim como no Feminino), Steve Hiestand, de 30 anos, que mora na Suíça, faz sua estreia em Mundiais após ficar em 16º e 17º em duas etapas da Copa do Mundo este ano. A prova é a que tem mais inscritos no Mundial – 41, incluindo o tcheco Ondej Synek, atual campeão, e o neozelandês Mahe Drysdale, último ouro olímpico – e distribui nove vagas nos Jogos do Rio.

No para-remo, Michel Pessanha e Josiane Lima voltam a competir no Double Skiff TAMix (tronco e braços misto), no qual ganharam bronze no Mundial de 2014, na Holanda. Também bronze em 2013, na Coreia, Cláudia Santos tenta retornar ao pódio no Single Skiff AS (braços e ombros) Feminino, enquanto Rene Pereira estreia no Single Skiff AS Masculino, em prova com 24 inscritos.

O quarto barco paralímpico brasileiro é o Quatro Com LTAMix (pernas, tronco e braços misto), com Norma Moura, Ana Paula de Souza, Jairo Klug e Frederic Mallrich (o único a não participar do 5º lugar ano passado), com Jucelino Silva de timoneiro. Todas as provas classificam os seis primeiros para a Rio 2016.

A disputa por vaga nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um dos motivos para o recorde de participantes, superando com folga os 948 atletas de 73 países em 2013, na Coreia. Para o presidente da FISA, Jean-Christophe Rolland – ouro em Aiguebelette em 1997, última edição do Mundial no lago francês –, o número reflete o crescimento internacional do remo. “A FISA chegou a 142 federações e no congresso no final deste ano teremos pelo menos 146”, afirmou ao site da entidade.

Apenas os Estados Unidos estão em todas as 27 provas do programa, incluindo o Double Skiff LTAMix, que não tem outros inscritos. Britânicos e alemães remam em 25 disputas, duas a mais que os italianos. Líder do quadro de medalhas no último Mundial e bicampeã da Copa do Mundo em julho, a Nova Zelândia tem “apenas” 16 barcos mas está presente em todas as provas olímpicas, assim como a China, que tem 21 no total.

Entre os latino-americanos, a maior equipe é a da Argentina, com oito barcos, sendo cinco em provas olímpicas e dois paralímpicos. Com um barco a menos que o Brasil, o México está em seis provas (três olímpicas). Cuba, Porto Rico e Uruguai estão em três provas cada; Chile e Peru em duas, mesmo número de Portugal, que disputa vaga olímpica apenas no Double Skiff Peso-Leve, com Pedro Fraga e Nuno Mendes.

Pelo programa provisório, os remadores brasileiros estreiam no domingo, a partir das 5h no horário de Brasília, em baterias classificatórias nas três provas. O para-remo começa a competir na segunda-feira à tarde na França (a partir de 10h40 de Brasília) e terá finais na quinta-feira. As finais das provas olímpicas serão no fim de semana.

Programa provisório
Inscritos por país
Países por prova
Provas por país
Site oficial

© Remo em Voga ®
Anúncios

Sobre remoemvoga

Notícias e vídeos sobre o remo brasileiro e competições internacionais
Esse post foi publicado em Remo Internacional, Remo Olímpico, Remo Paralímpico e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s