Mais de 300 barcos brasileiros estão inscritos nas 229 provas do XXI Campeonato Sul-Americano de Remo Máster, este fim de semana em Santa Fé, na Argentina. Quase três centenas são guarnições gaúchas, a maioria do GPA, atual eneacampeão, seguido de União e Vasco, todos de Porto Alegre. Os clubes cariocas estão representados em 42 barcos: 24 do Guanabara, 13 do Piraquê e cinco do Botafogo. Há também guarnições de Corinthians (SP), Francisco Martinelli (SC), Minas Tênis (DF), Cotinguiba (SE), Potengy e União (RN).
A competição reúne 630 remadores acima de 27 anos, divididos em 11 categorias por idades até 85 anos ou mais, em guarnições masculinas, femininas ou mistas, representando 65 clubes de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. De acordo com o número de participantes (um remador pode disputar mais de uma prova), cada faixa etária pode ter várias baterias nas sete diferentes classes de barco: Single Skiff, Double Skiff, Four Skiff, Dois Sem, Quatro Sem, Quatro Com e Oito Com.
Disputadas na distância de 1.000 metros, as provas começam esta sexta-feira, com 99 baterias previstas de 8h30 às 16h45, com intervalo de 5 minutos entre as largadas; seguem no sábado, com 94 baterias, e terminam domingo de manhã, com 36 provas mistas, todas com medalha para os três primeiros. O clube com mais vitórias é declarado campeão.
Leia também:
GPA ganha Sul-Americano Máster pela 9ª vez 04/05/2015
Corinthians domina Brasileiro Máster em São Paulo 28/11/2015
Equipe do Rio grande do norte, com centro náutico Potengy e C.E.União
Incluído, obrigado.