O para-remo brasileiro ganhou duas medalhas de ouro e uma de bronze no fim de semana passado em Gavirate, na Itália, mas não conquistou a quarta vaga para os Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro. Após estrear com vitória na quinta-feira, o Quatro Com LTA (perna, tronco e braços) Misto ficou em quarto lugar na final da Regata de Qualificação, que classificou australianos e chineses para competir na Lagoa Rodrigo de Freitas, em setembro.
As medalhas vieram na Regata Internacional disputada paralelamente. Classificada para a Rio 2016 com o quarto lugar no Campeonato Mundial ano passado, Cláudia Santos ficou em terceiro no Single Skiff AS (braços e ombros) Feminino. Também garantido na Paralimpíada, ao lado de Josiane Lima no Double Skiff TA (tronco e braços) Misto, Michel Pessanha ganhou ouro no Single Skiff TA Masculino (que não integra o programa dos Jogos), após Josiane desistir de competir devido a uma lesão no ombro.
Terceiro representante brasileiro nos Jogos do Rio, Renê Pereira ficou em quarto no Single Skiff AS Masculino, atrás de dois ucranianos e um britânico, em prova com 17 inscritos. Composto por Frederic Mallrich, Jairo Klug, Ana Paula de Souza, Norma Balzacchie e Jucelino da Silva, o Quatro Com LTA Misto despediu-se da Itália com vitória na segunda etapa da Regata Internacional.
Antes da Paralimpíada, a equipe brasileira ainda vai disputar a 3ª Etapa Copa do Mundo, em junho, na Polônia.
Resultados da Regata de Qualificação Paralímpica
Veja todas as participações do Brasil nos Jogos Paralímpicos
Leia também:
Sem medalha, para-remo garante três vagas na Rio 2016 03/09/2015
Para-remo brasileiro ganha prata e bronze na Copa do Mundo 20/06/2015
Brasileiros ganham ouro e prata no Mundial de Remo Indoor 02/03/2015